Hoje, quero te propor uma reflexão valiosa sobre a valorização do seu trabalho. Com muita frequência, recebo clientes interessados em minha consultoria de marca pessoal cuja maior dificuldade é aumentar o valor dos seus serviços.
São pessoas incríveis, com muito conhecimento e profissionalismo, que vendem produtos e/ou serviços incríveis por um valor abaixo do que merecem ganhar.
E a grande maioria das vezes, o maior erro dessas pessoas é que elas não estão sabendo comunicar aos seus clientes o real valor do seu trabalho.
Elas têm um produto ou serviço incrível, mas a forma como estão comunicando isso para seus clientes não está sendo eficiente.
Para que você evite cair na mesma cilada, a coluna de hoje vai te revelar 3 fatores que podem te impedir de aumentar o valor do seu serviço.
O primeiro fator diz respeito à linguagem que você utiliza para se comunicar. Lembre-se que falar difícil não demonstra autoridade.
Falar com clareza, sim! Portanto, elimine as palavras técnicas quando for conversar com clientes e possíveis clientes. Ressalto: verdadeira autoridade está na capacidade de comunicar sua experiência e a complexidade do seu trabalho de forma clara e concisa!
O segundo fator tem a ver com a sua marca pessoal. Ignorar a gestão estratégica da sua marca pessoal é abrir mão de oportunidades e deixar de lado potenciais clientes que poderiam estar ao seu alcance. Profissionais excepcionais frequentemente negligenciam a importância de investir em suas marcas pessoais, e eu sinceramente espero que você não seja um deles! Se a sua meta é elevar o preço do seu serviço, o caminho mais eficaz passa por elevar a percepção do seu valor enquanto profissional. Não subestime o impacto positivo que uma marca pessoal bem gerenciada pode ter na sua jornada profissional.
E o terceiro fator é sobre as necessidades e dores do seu cliente. A chave para desbloquear o potencial de aumento de preço reside na compreensão das reais necessidades daqueles que investem em seu trabalho. Quando foi a última vez que você fez uma imersão nas dores e anseios do seu cliente? Conhecer profundamente o seu cliente te ajuda a formatar uma entrega que realmente atenda às expectativas do seu cliente – ou que as supere! Quando você oferece ao cliente algo que “cai como uma luva” para ele, dificilmente ele vai levantar objeções em relação ao preço.
Em resumo, conhecer seus clientes, comunicar-se com clareza e investir na sua marca pessoal são os pilares para desbravar as barreiras que impedem o aumento do preço do seu serviço. Eleve-se, destaque-se e colha os frutos merecidos da sua expertise!
Agora é só praticar.
________
por Cris Veronez – diretora da Agência Verô
contatoverocomunicacao@gmail.com