Se me perguntarem qual é a coisa mais chata do mundo, responderei prontamente que é fazer faxina. Prefiro escrever mil artigos em um dia do que lavar um quintal ou limpar a geladeira. Você consegue me vender, com muita facilidade, a contratação de serviços domésticos. No entanto, neste momento da minha carreira, não daria um real para que alguém escrevesse algum texto por mim.
Mas, e se eu te fizer a mesma pergunta? É bem provável que suas respostas sejam diferentes, que suas dores sejam outras. Os serviços pelos quais eu daria um rim para contratar podem não te convencer a tirar um real do bolso.
E por que estou dizendo isso?
Como consultora de marca pessoal, percebo muitos empreendedores caindo na armadilha de mapear as dores e necessidades de seus clientes com base em seu próprio universo. E não quero que isso aconteça com você, porque este tipo de conduta enfraquece consideravelmente a sua marca pessoal enquanto empreendedor.
Supor que conhecemos as necessidades e dores do cliente baseados apenas em nosso universo objetivo e subjetivo ou em “achismos” é algo que pode acabar com o seu negócio.
E esse erro pode te afastar do verdadeiro entendimento sobre as demandas e desafios que seus clientes enfrentam – afetando, consequentemente, sua relação com eles e também as vendas.
O segredo para uma conexão genuína com nossos clientes está em olhar atentamente para o mundo deles. Cada empreendedor é único, assim como cada cliente é único. O contexto e as experiências dos nossos clientes podem ser completamente diferentes dos nossos, e na perspectiva deles que precisamos mergulhar.
Faça pesquisas, entrevistas e estudos para compreender as reais motivações e expectativas dos seus potenciais clientes. Você pode se surpreender com o que eles têm a compartilhar!
Outro aspecto relevante é entender o contexto em que seu cliente vive. Se você oferece serviços de consultoria financeira, por exemplo, deve estar ciente de que as necessidades de um recém-formado são diferentes das de um empresário experiente. Personalize suas abordagens e soluções com base na fase de vida e nos objetivos de cada um.
Ao ouvirmos verdadeiramente nossos clientes e potenciais clientes, somos capazes de nos comunicar com eles de forma eficiente, oferecendo-lhes soluções que resolvam, de fato, seus problemas.
Empreendedores bem-sucedidos e com uma marca pessoal forte entendem que a satisfação do cliente é a chave para o crescimento e o reconhecimento no mercado.
Portanto, que tal refletir sobre a forma como você está lidando com as necessidades do seu cliente? Lembre-se: o olhar atento para o mundo dele é um ingrediente importantíssimo para que você posicione, com sucesso, sua marca pessoal enquanto empreendedor.
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por Cris Veronez
verocomunicacao@gmail.com