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segunda-feira 18 novembro 2024
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Comunicação 360 – Sua marca pessoal pode estar à beira da UTI

Será que você está cuidando da sua marca pessoal como deveria?

Certamente, em algum momento da vida, você já ouviu falar de alguém que foi surpreendido por um grave problema de saúde, apesar de sua aparente vitalidade. E mais: uma situação que poderia ter sido evitada com cuidados diários e medidas preventivas simples.

O mesmo se aplica a sua marca pessoal. Você acredita que está tudo 100% quando, na verdade, podem existir pontos cegos e incongruências que, eventualmente, se tornarão prejudiciais para você.

Isso pode afetar sua reputação, limitar o aumento de seus honorários, desequilibrar sua vida pessoal e profissional, prejudicar a tomada de decisões assertivas e até impedi-lo de alcançar todo o seu potencial. Assim como a saúde, sua marca pessoal é algo que requer cuidados constantes ao longo do tempo.

Se você se identifica com algum dos seguintes cenários, é muito provável que sua marca pessoal esteja à beira da UTI e exija atenção imediata.

Objetivos de carreira não definidos: A ausência de objetivos claros é como caminhar sem direção. Seu objetivo é lançar um livro no ano que vem? É ser um palestrante requisitado? É fazer uma transição de carreira? É tudo isso junto? Se você não sabe se casa ou se compra uma bicicleta, está na hora de se decidir…

Incoerência entre vida offline e online: A falta de coerência é prejudicial à sua marca pessoal. Se você quer ser reconhecido como um palestrante de sucesso, 𝘲𝘶𝘦 𝘴𝘦𝘯𝘵𝘪𝘥𝘰 𝘧𝘢𝘻 manter uma rede social que só mostra a sua rotina de exercícios na academia ou as suas habilidades gastronômicas?

Ausência de indicadores para a gestão da sua marca pessoal: É importante saber como você é percebido pela sua rede de contatos.Assim como um médico realiza exames para avaliar sua saúde e prescrever tratamentos, eu conduzo um mapeamento de marca pessoal para obter dados sólidos e confiáveis sobre sua imagem e reputação. É uma espécie de “raio-x”, que gera um diagnóstico e indicadores sólidos sobre a marca pessoal dos meus clientes. Muita gente nem sabe que isso é possível, mas é!

Falta de estratégia: Não adianta ter dados se você não vai utilizá-los para criar uma estratégia. É crucial agir estrategicamente com base nesses indicadores.

Espero que faça sentido para você!

Como especialista nesse assunto, posso afirmar sem hesitação: resgatar uma marca pessoal da UTI é muito mais difícil, caro e demorado do que manter sua saúde ao longo do tempo.

E antes que você pense que “se está ganhando bem, não precisa gerir sua marca pessoal”, aí vai um adendo: ganhar dinheiro não é necessariamente um sinal de saúde para sua marca pessoal, assim como um exame de saúde positivo não autoriza uma dieta de fast-food.

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por Cris Veronez, diretora da Verô Comunicação, consultora e assessora de comunicação para advogados. @crisveronez_