Para empreendedores e profissionais liberais, a gestão de marca pessoal é uma competência poderosa que vai muito além de fazer autopromoção. Trata-se de identificar e comunicar claramente (e estrategicamente) o que os torna únicos, suas paixões, valores, expertise. O manejo correto destas informações é o que vai fazer com que este profissional se diferencie da concorrência e tenha um lugar específico na mente e no coração do seu público-alvo e de suas personas.
Uma marca pessoal bem gerenciada constrói credibilidade e confiança, aumenta oportunidades de negócios, aproxima pessoas com interesses comuns ou complementares, que podem gerar valor mútuo, além de influenciar diretamente na experiência do cliente.
Não é exagero dizer que, de certa forma, a gestão de uma marca pessoal é uma maneira inteligente de fazer com que seu nome trabalhe por você.
Quando sua marca pessoal é associada a atributos positivos, como confiabilidade, competência e autenticidade, ela se torna uma a escolha preferencial em seu mercado, o que, por sua vez, impulsiona suas vendas.
Sabe por quê Bill Gates não precisa ficar “caçando cliente”? Porque seu nome trabalha por ele. O mesmo acontece com Jeff Bezos (Amazon), com Mark Zuckerberg (Meta), entre tantos outros empreendedores de sucesso.
Apesar de eu ter citado esses nomes conhecidos mundialmente, quero que você saiba que a gestão de marca pessoal vale para todos. Não importa o tamanho do negócio. O Microempreendedor Individual precisa de uma boa gestão de sua marca pessoal assim como os nomes que figuram nas listas globais de empreendedores de sucesso.
Afinal, independentemente do tamanho do negócio, o objetivo é sempre o mesmo: oferecer valor ao seu cliente, vender, servir.
Vamos a um exemplo prático: imagine que um médico chamado Dr. Garcia decide investir na gestão de sua marca pessoal para aumentar o número de consultas em seu consultório.
Ele é especializado em medicina esportiva e reabilitação e apaixonado por ajudar seus pacientes a recuperarem-se de lesões e a melhorarem seu desempenho esportivo.
Dr. Garcia, junto a um consultor especializado em gestão de marca pessoal, faz um estudo aprofundado sobre sua marca pessoal e alinha seu novo posicionamento. A partir daí, passa a criar conteúdo para redes sociais estratégicas e escreve artigos para a imprensa. O médico passa a estar presente em determinados eventos esportivos nos quais tem contato direto com atletas, o que fortalece sua reputação na comunidade esportiva. Ele também passa a alimentar parcerias estratégicas e a realizar palestras.
Com o tempo, a marca pessoal de Dr. Garcia como especialista em medicina esportiva cresce, e ele se torna uma referência na área. As pessoas o procuram não apenas por sua competência médica, mas também por sua paixão e comprometimento com o bem-estar dos pacientes. Como resultado, a demanda por consultas em seu consultório aumenta significativamente. Sua marca pessoal não apenas o diferencia da concorrência, mas também o ajuda a vender mais consultas, pois os pacientes confiam nele como a escolha preferencial para suas necessidades médicas relacionadas ao esporte.
Ou seja: a marca pessoal do Dr. Garcia começa a trabalhar por ele!