Search
domingo 22 dezembro 2024
  • :
  • :

Comunicação 360 – Qual é o seu porquê?

Se tem uma coisa que eu adoro fazer durante as minhas consultorias de marca pessoal é ajudar os meus clientes a definirem seus propósitos. Mas… você sabe exatamente o que é um propósito e o que isso tem a ver com marca pessoal?
Vou te explicar. E tenho certeza que você vai adorar!

Um propósito responde a seguinte pergunta: “Por que você faz o que faz?”. E isso vai além das metas profissionais. Estamos falando de uma visão maior de contribuição social e pessoal. É como aquela professora que, além de ensinar matérias escolares, tem o propósito de inspirar seus alunos a serem cidadãos conscientes e engajados. Ou como aquele arquiteto, muito mais do que oferecer seus serviços, tem o propósito de levar conforto e beleza para a vida das pessoas através de seus projetos.

Na prática, o ideal é que você tenha não só o seu propósito, mas também a sua missão bem clara.
Entenda: ter uma missão clara é como ter um mapa nas mãos. Ela inspira e unifica. No dia a dia, uma missão bem definida pode motivar e guiar suas ações.
Pense naquele médico que tem a missão de proporcionar cuidados de saúde acessíveis a todos. Cada decisão que ele toma, cada projeto que ele abraça, tudo reflete essa missão.
E o propósito? Ele estabelece laços emocionais fortes com seu público. Vai além da transação comercial, criando uma relação de confiança e lealdade.

As pessoas tendem a apoiar indivíduos cujos valores refletem os seus. Em um mercado saturado, um propósito autêntico pode ser o diferencial que coloca sua marca à frente. Ele oferece um motivo para que as pessoas escolham você, não apenas por suas habilidades ou serviços, mas porque acreditam no que você representa. Acreditam no seu porquê! Lembre-se do arquiteto e da professora, sobre os quais falamos algum parágrafos acima.

Para ter uma marca pessoal autêntica e impactante, missão e propósito são indispensáveis! A missão define o caminho a seguir, enquanto o propósito oferece a inspiração e a razão para continuar.
Já pensou sobre qual é o seu propósito?