Search
quinta-feira 21 novembro 2024
  • :
  • :

Comunicação 360 – Posicionamento no digital

Outro dia, enquanto rolava o feed do meu Instagram, me deparei com um post polêmico de um antigo mentor. Como boa jornalista, a curiosidade me fez conferir os comentários. Foi aí que me deparei com uma cena, no mínimo, intrigante.

Um usuário, claramente descontente com a opinião do meu mentor, decidiu expressar seu descontentamento fazendo um comentário cheio de xingamentos.
Fui verificar o perfil do indivíduo e eis que… Descobri que ele trabalha como conciliador de um tribunal de justiça. Sim, você leu certo: CONCILIADOR.

Que sentido faz um conciliador fazer um comentário extremamente violento no post de outra pessoa?
Essa situação expõe um problema cada vez mais comum nas redes sociais: o desalinhamento entre o comportamento online e a profissão ou posicionamento que a pessoa tenta construir.

No feed desse conciliador, ele se mostrava calmo, equilibrado e “good vibes”. No entanto, suas ações em um momento de discordância revelaram outra faceta.
Isso é um exemplo claro de ruído de imagem e falta de coerência. Quando a comunicação não é consistente, você perde credibilidade.

Uma comunicação eficaz precisa ser baseada em uma estratégia de 360 graus. Isso significa que todos os pontos de contato, sejam eles online ou offline, devem estar alinhados. Não se pode querer encarnar um personagem diferente em cada situação. A autenticidade é a chave para construir uma imagem sólida e confiável.

Um exemplo prático: imagine um nutricionista que prega hábitos alimentares saudáveis nas redes sociais, mas é frequentemente visto comendo fast food. Isso não apenas gera desconfiança, mas também compromete toda a sua credibilidade profissional. Assim como no caso do conciliador, as ações precisam refletir o discurso.

Agora, pense em você. Já deixou de confiar em alguém porque percebeu que essa pessoa pregava uma coisa, mas agia de forma completamente diferente no dia a dia? Esse desalinhamento não apenas afasta seguidores e clientes, mas também pode prejudicar seriamente a carreira e a imagem pessoal.

Portanto, antes de postar ou comentar nas redes sociais, reflita. Não faça nada sem pensar ou no calor da emoção. Isso pode gerar grandes prejuízos para a sua reputação.