Sabe aquela sensação de encontrar um amigo que te entende, que te apoia e que te faz sentir especial? É assim que você se sente com as marcas que te conquistam!
O que faz uma marca ser especial para um cliente é exatamente a mesma coisa que faz um amigo, parente ou outra pessoa ser especial pra você.
O nível de identificação que você tem com aquela pessoa, o nível de comprometimento, de interesse que aquela pessoa tem pela sua vida e pelas questões que te afetam, as experiências que vocês já vivenciaram juntos.
Com as marcas é a mesma coisa.
A identificação com uma marca é construída com base em:
Compartilhamento de valores: Você se identifica com a missão, os valores e a filosofia da marca?
Confiança e confiabilidade: A marca é transparente, honesta e cumpre o que promete?
Experiências positivas: Você já teve boas experiências com a marca, desde a compra até o pós-venda?
Comunicação autêntica: A marca se comunica de forma clara, transparente e se conecta com você de forma genuína?
Aí vão dois exemplos do meu dia a dia:
1. Uso há anos o mesmo site para fazer compras de supermercado, eletrodomésticos, objetos de decoração e itens de papelaria. São raras as vezes que uso outra plataforma.
O motivo?
Sou bastante exigente com as minhas compras e odeio burocracia quando preciso trocar algum item. Tenho pavor de perder tempo com isso. E a plataforma que uso é nota mil neste quesito!
2. Sempre que vou contratar o serviço de uma empresa ou marca pessoal, essa é uma das primeiras coisas que eu avalio.
Uma coisa que me tira a alegria de viver é gente arrogante e amarga. Aquelas pessoas que vivem na vibe da chicória crua, sabe? Deus me livre!
Para mim, não adianta nada ter competência técnica, mas não criar uma relação de harmonia com o cliente.
E não tinha como eu ser diferente disso. Afinal, a harmonia é meu ponto forte número um. (Realizei um mapeamento de pontos fortes há pouco tempo e indico muito que você também o faça. Ele se chama Clifton Strengths. Em outro post falamos mais disso). Ou seja, a harmonia é algo que coloco em prática diariamente e que é também um dos meus principais valores.
Sendo assim, marcas que não se importam com a harmonia não geram o menor senso de identificação comigo!
Agora, reflita. Pense nas marcas que você gosta, tanto de empresas como de pessoas, e avalie o que te faz gostar delas.
Depois, faça o inverso. Pense em marcas que você não gosta e busque analisar os motivos com mais profundidade.
Por fim, analise a sua marca.
Você está conseguindo gerar identificação com seu público?