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domingo 24 novembro 2024
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Comunicação 360 – Não dá para ser raso o tempo todo

Será que você está realmente contribuindo com diálogos significativos nas redes sociais, que te ajudam a alavancar sua carreira e a carreira ou a vida daqueles que te seguem? Ou você está apenas contribuindo com esse mar de desinformação que as redes sociais se tornaram?
Neste fim de semana, li uma matéria na revista do Sesc sobre um termo chamado infoxicação (informação + intoxicação). Esse conceito, criado pelo físico espanhol Alfons Cornella, refere-se à quantidade excessiva e superficial de informações disponíveis nas redes, que na maioria das vezes não conseguimos transformar em conhecimento verdadeiro.
Cornella explica que essa quantidade de informações rasas e rápidas à qual estamos expostos diariamente pode nos deixar exaustos e ansiosos. Passamos horas rolando o feed, seguindo várias pessoas, absorvendo uma infinidade de informações que não agregam valor real às nossas vidas e carreiras. No final do dia, ficamos sobrecarregados e ansiosos.

Esse cenário me fez refletir profundamente sobre a qualidade do conteúdo que consumimos e produzimos nas redes.
Na minha área de atuação, que é a gestão de marca pessoal, vejo muitas pessoas tentando surfar na onda das redes sociais. É verdade, as redes estão aí para serem usadas e o futuro é digital, mas que tipo de experiência estamos proporcionando para os nossos seguidores e para nós mesmos? Será que queremos nos igualar às pessoas que só postam dicas rápidas e superficiais, ou queremos ser lembrados como alguém que promove diálogos significativos?
Não estou dizendo que devemos criar conteúdos extremamente aprofundados o tempo todo, pois a natureza das redes sociais não é essa. No entanto, isso não justifica a criação de conteúdos rasos O TEMPO TODO. Precisamos pensar em temas que realmente fazem sentido para nós, temas sobre os quais temos conhecimento e sobre os quais somos capazes de contribuir verdadeiramente com a nossa opinião.

Mesmo que o conteúdo precise ser rápido, ele pode ser autêntico e oferecer uma perspectiva única.
Se você quer ter uma marca pessoal forte, precisa pensar nos diálogos que quer promover. Em vez de focar em alimentar o algoritmo com posts superficiais, foque em criar conteúdos que reflitam suas experiências e opiniões. Isso não só enriquece a conversa, mas também ajuda a construir uma conexão mais genuína com seu público.
Quando falamos sobre temas com nossa própria perspectiva e experiência, mesmo que sejam temas simples, estamos promovendo uma troca de conhecimentos verdadeira.

Essa autenticidade é o que torna o conteúdo memorável e útil. Portanto, pare de reproduzir o que todo mundo está fazendo e comece a compartilhar suas próprias experiências.
Promover diálogos significativos nas redes sociais contribui positivamente para a sua marca pessoal, e também contribui para um ambiente online mais saudável e informativo.

Cada vez que você compartilha um conteúdo autêntico, você está ajudando a combater a infoxicação e a promover uma cultura de aprendizado e troca genuína.