Search
quinta-feira 28 novembro 2024
  • :
  • :

Comunicação 360 – Não caia no mito do miojo

A gestão estratégica de marca pessoal é um tema rodeado de mitos e a minha grande missão com esta coluna é mostrar aos meus leitores uma perspectiva 360 de marca pessoal. Ou seja: uma perspectiva completa. Hoje, trago para você 7 verdades sobre gestão de marca pessoal.

1. Se você procurar a palavra “estratégia” no Michaelis a definição será: “a arte de utilizar planejadamente os recursos de que se dispõe ou de explorar de maneira vantajosa a situação ou as condições favoráveis de que porventura se desfrute, de modo a atingir determinados OBJETIVOS”. Grave esta última palavra na cabeça. Você precisa ter objetivos ANTES de criar uma estratégia. E objetivos viáveis, diga-se de passagem. Fazer um bate e volta à lua é um sonho de todo mundo (acho), mas daí a colocar isso como um objetivo…

2. Estratégia de marca pessoal é tipo cartão de crédito. Para uso pessoal e intransferível. Se copiar do coleguinha, vai dar ruim.

3. Tem muita gente criando estratégia com base em achismo. Não faça isso. Cuide da sua marca pessoal com o carinho que ela merece e passe por um diagnóstico profissional de reputação antes de agir.

4. Você não precisa morrer pela sua estratégia. Não dá pra trocar todo santo dia, mas dá para ajustar a rota quando (realmente) necessário.

5. Veja se você sabe MESMO onde quer chegar. Descreva com detalhes a sua visão para 1 ano, 3 anos e 5 anos pelo menos. Visão genérica te leva a uma estratégia genérica. E a resultados medianos.

6. Não tente criar uma marca pessoal. DESCUBRA qual é a sua marca e faça a GESTÃO dela de forma inteligente. Isso é ser estratégico. O resto é conversa.

7. Por fim, não caia no mito do miojo! Os resultados da sua estratégia não serão visíveis de imediato. Se você busca resultado em 3 minutos, dirija-se ao mercadinho mais próximo e compre um macarrão instantâneo. Imediatismo é uma palavra que precisa sair do seu vocabulário. Resultados exigem tempo, esforço e persistência.

Se você quer ser uma pessoa bem posicionada em seu mercado, alguém cujo nome é reconhecido, admirado e recomendado, leia a releia os tópicos abaixo até ficar com todos eles na ponta da língua. Combinado?