Nesta primeira coluna de 2024, vou começar te dando uma das melhores orientações para que seu novo ano seja incrível: invista, de uma vez por todas, na gestão da sua marca pessoal!
E para refrescar sua memória, vamos relembrar o que é marca pessoal!
Seria o mesmo que marketing digital? Seria o mesmo que marketing pessoal? Seria o mesmo que produção de conteúdo para redes sociais? Seria o mesmo que imagem pessoal?
Não, não, não, não e não!Marca pessoal é aquilo que nos diferencia dos outros e que nos faz ser lembrados. É a marca que a gente deixa no mundo, no coração e na mente das pessoas. Os valores e características que carregamos conosco e que projetamos através de nossas ações.
O conteúdo que a gente posta nas redes e as roupas que a gente veste fazem parte dessa percepção que a gente deixa no mundo? Sim! Mas não é só isso.
A marca pessoal é formada por um conjunto de elementos visuais, verbais, comportamentais e emocionais, que são diferentes em cada pessoa, e que geram uma percepção sobre ela.
Vamos ao exemplo da nossa personagem fictícia Valentina Maria…
A marca pessoal de Valentina Maria não é o que ela posta na internet. Mas o que ela posta faz parte da marca pessoal dela.
Valentina Maria não se resume às roupas que veste. Mas o que ela veste faz parte da marca pessoal dela. Valentina Maria não se resume à forma como fala, às roupas que veste, à forma como realiza seu trabalho e nem ao seu círculo de convivência. Mas tudo isso influencia na marca pessoal dela.
Poderíamos ficar horas e horas falando sobre esse assunto. O tema é extenso. Mas espero ter conseguido te ajudar a entender um pouco mais sobre o que é marca pessoal.
Você já tinha feito essa reflexão? Já tinha consciência sobre a quantidade de elementos que compõem a sua marca pessoal?