Recentemente, um cliente que está passando por uma etapa trabalhosa do meu programa de gerenciamento de marca pessoal me disse a seguinte frase: “tô marretando minha cabeça aqui… pois percebi o quanto eu sou vazio profissionalmente”.
Este cliente entrou no programa com o intuito de fortalecer sua marca pessoal para se tornar mais competitivo no mercado de trabalho.
Ele falou a frase em tom de brincadeira, mas como sei que estávamos em um dos momentos mais desafiadores do processo, suspeitei que aquela afirmação tinha um fundinho de verdade.
Imediatamente, pedi que ele não repetisse mais uma coisa daquelas.
E sabe por quê? Porque nossos pensamentos geram sentimentos, que geram ações, que podem se tornar hábitos e até mesmo crenças…
Ou seja: quando a gente menos percebe, uma frase que parece ser inofensiva está ditando a forma como encaramos a vida e seus desafios!
Ele entendeu o meu ponto e seguimos em frente. E, aos poucos, ele foi destravando e chegando a respostas mais claras sobre as suas questões!
Como consultora, estou sempre atenta à postura dos clientes diante do processo. E eu sabia que aquelas palavras poderiam minar a confiança e comprometer de alguma forma a jornada de personal branding – brilhante diga-se de passagem, que este cliente está trilhando.
Os diálogos internos que temos conosco têm o poder de moldar nossa percepção e influenciar nossas ações. Portanto, é extremamente importante manter um diálogo interno positivo e encorajador, substituindo pensamentos negativos por afirmações que fortaleçam nossa confiança e determinação.
Quando nos permitimos nutrir pensamentos positivos e otimistas, atraímos uma energia vibrante e inspiradora, que por sua vez se reflete em nossas interações e na forma como somos percebidos pelo mundo.
E se você acha tudo isso um “blá-blá-bá”, faça um teste durante esta semana e depois me conte o resultado (meu perfil no Instagram é @crisveronez_).
Até o fim da semana, comprometa-se a prestar atenção aos seus pensamentos e sentimentos, e questione-os quando perceber que estão limitando seu potencial.
Desafie suas crenças limitantes e substitua-as por afirmações encorajadoras!
Cultive uma mentalidade positiva, alimente-se de pensamentos construtivos e acredite verdadeiramente em seu potencial. Abandone as palavras e pensamentos autossabotadores e adote um diálogo interno fortalecedor.
É claro que isso não vai ser a salvação de todos os seus problemas. Sou totalmente contra esse discurso de positividade tóxica.
Cultivar uma mentalidade positiva é um desafio diário! Não é fácil.
Tem dias que tudo o que a gente mais quer é mandar o mundo inteiro se lascar. E tudo bem. Mas esteja atento para que isso não se torne regra.
Tornar-se consciente das suas emoções e crenças é fundamental para que você tenha o controle sobre eles e para fortalecer a sua marca pessoal.
Portanto, encare a vida com a consciência de que você é responsável pela forma como a percebe, enfrenta desafios e constrói seu caminho.
E se você está em busca de clareza, direcionamento e apoio na construção da sua marca pessoal, considere investir em uma consultoria de personal branding. Ela pode ser o suporte necessário para que você compreenda seus objetivos, defina uma estratégia eficaz e evite desperdiçar tempo e recursos em ações que não estejam alinhadas com seus propósitos.
Lembre-se, você tem o poder de moldar sua vida e alcançar o sucesso que deseja. Esteja disposto a assumir a responsabilidade e acredite na sua capacidade de criar uma marca pessoal autêntica e impactante. O caminho está à sua frente, basta dar o primeiro passo e confiar no processo.
_______
por Cris Veronez
verocomunicacao@gmail.com