Se você deseja promover sua carreira jurídica de forma estratégica e impactante, os artigos de opinião podem ser uma ótima ferramenta.
Estou falando sobre textos leves e cativantes, recheados de opinião, personalidade, histórias, exemplos e partilha da sua prática advocatícia, e não daqueles textos acadêmicos que o seu cliente não entende nada.
Os artigos de opinião podem ser compartilhados em redes sociais, tais como LinkedIn, Instagram e Blogs, assim como podem ser enviados para a imprensa.
Já pensou ter um texto seu publicado no jornal da cidade em que você atua? Isso pode contribuir bastante com o fortalecimento da sua reputação.
Hoje, vou te dar um passo a passo básico sobre como escrever artigos interessantes, que irão atrair a atenção do leitor, promover sua expertise como advogado e impulsionar sua carreira.
Vamos começar?
1) Escolha um assunto estratégico: Para cativar seu público-alvo e fortalecer sua marca pessoal, é essencial escolher assuntos que sejam relevantes e estratégicos para sua área de atuação. Identifique tópicos que estejam em alta, que gerem dúvidas ou despertem curiosidade em seu público.
Isso ajudará a posicionar você como um advogado especializado e atualizado.
2) Estruture seu texto de um jeito simples e interessante: A estrutura é fundamental para manter a atenção do leitor. Comece com uma introdução poderosa que desperte o interesse e apresente a relevância do assunto abordado. Em seguida, desenvolva o tema de forma clara e organizada, dividindo-o em tópicos ou subtítulos. Use parágrafos curtos para facilitar a leitura e crie um encerramento impactante para deixar uma mensagem duradoura.
3) Seja claro e objetivo: Ao escrever artigos para um público leigo, evite usar palavras difíceis. O juridiquês está vetado!! Seja claro e objetivo em sua comunicação. Jargões jurídicos complexos vão te afastar das pessoas. Você não precisa falar difícil para demonstrar autoridade. Faça isso com exemplos, com qualidade de informação, com uma discussão inteligente acerca do tema. Priorize uma linguagem acessível e vá em frente. Aproveite a oportunidade para demonstrar seu conhecimento e expertise na área jurídica. Compartilhe insights valiosos, dicas práticas, estudos de caso ou atualizações relevantes do mercado. Mostre ao leitor que você é um profissional qualificado e confiável, capaz de oferecer soluções efetivas para suas necessidades jurídicas.
4) Divulgue e interaja: Após escrever o artigo, divulgue-o em todas as suas redes sociais (lembrando de adaptar o texto de acordo com o objetivo de cada rede). Compartilhe-o em seu perfil profissional, grupos de interesse e fóruns jurídicos. Estimule a interação dos leitores, respondendo a comentários e perguntas. Isso criará um diálogo e fortalecerá seu networking, além de aumentar a visibilidade de sua marca pessoal.
5) Código de Ética da OAB: Lembre-se de ter em mãos o código de Ética da OAB, para não infringir nenhuma regra. O objetivo deste artigo não é ser um texto de venda. Você não pedirá para ninguém comprar o seu serviço. O objetivo deste artigo é demonstrar a sua expertise no assunto, de forma que o leitor sinta confiança no seu profissionalismo e, consequentemente, vá buscar os seus serviços.
Escrever artigos interessantes para suas redes sociais e outras plataformas é uma estratégia poderosa para promover sua carreira jurídica.
Ao escolher assuntos estratégicos, estruturar bem o texto, chamar a atenção do leitor e utilizar o artigo para promover sua carreira, você estará construindo sua autoridade e fortalecendo sua marca pessoal. E como sempre digo, não há nada que atrapalhe o sucesso de um advogado com uma marca pessoal forte e bem posicionada!
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por Cris Veronez
verocomunicacao@gmail.com