Search
sexta-feira 3 janeiro 2025
  • :
  • :

Competição de robótica do SSP movimenta o MIC na sexta-feira

Em mais um evento aberto ao público em São José dos Campos, o SSP23 (Space Studies Program) realiza uma competição de robótica nesta sexta-feira, 14, a partir das 15h.

Com entrada gratuita, o evento será no MIC (Museu Interativo de Ciências), que fica na Rua Felício Savastano, Vila Industrial, ao lado do Hospital de Retaguarda. O número de espectadores está limitado à capacidade do local, que é de 150 pessoas.

A competição será organizada pelo especialista Kasuya Yoshida, professor do laboratório de robótica espacial da Universidade de Tohoku, no Japão.

O calendário de eventos abertos ao público do SSP previa a presença do astronauta Jeff Hoffman no sábado, 15, no Parque Vicentina Aranha. No entanto, por problemas particulares, ele não virá mais ao Brasil.

Kasuya Yoshida

Um dos principais engenheiros espaciais do Japão, Yoshida se formou em engenharia no Instituto de Tecnologia de Tóquio em 1984, completou o mestrado em 1986 e obteve o título de doutor em 1990. Depois de trabalhar como professor assistente na instituição e cientista visitante no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), ele começou a atuar na Universidade de Tohoku em 1995.

O professor é especialista nos campos de robótica espacial, dinâmica e controle de robôs espaciais, tecnologia de exploração espacial e desenvolvimento de microssatélites.

Ele também tem contribuído para a educação internacional em engenharia espacial como visitante na ISU (International Space University) desde 1998.

Sobre o SSP23

Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.

Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Patrocinam o evento a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).