Especialista do H.Olhos – Hospital de Olhos explica problemas oculares decorrentes da doença
Somente no estado do Amazonas, até o mês de agosto, 4.470 pessoas estão sob suspeita de terem sido infectadas pelo vírus do sarampo, enquanto 742 casos já foram confirmados. Outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul também estão sendo afetados pela doença, comprovando um novo surto no Brasil. O que nem todos sabem é que diversas manifestações oftalmológicas podem ocorrer por conta do sarampo.
Segundo Dr. Pedro Antonio Nogueira Filho, chefe do pronto-socorro do hospital e especialista em córnea e doenças oculares externas, “os sinais e sintomas oftalmológicos podem estar associados desde uma conjuntivite, até quadros inflamatórios mais agressivos e com comprometimento do nervo óptico”.
Além de febre – que pode acompanhar tosse persistente, mal-estar e as famosas manchas avermelhadas na pele, uma forte irritação nos olhos seguida de inchaço e secreções pode aparecer. Neste caso, é necessário procurar um oftalmologista, que poderá analisar os sintomas e identificar os sinais que podem ser compatíveis com uma conjuntivite. Outros quadros inflamatórios oculares como uveíte e até mesmo neurite óptica também podem se manifestar.
Para os casos com os sintomas sistêmicos compatíveis com o sarampo, é preciso realizar uma fundoscopia, também conhecida como exame de fundo de olho. Desta forma, será possível identificar se existem traços da doença nos olhos e seguir com o tratamento adequado.
“Prolongar o problema pode ocasionar a perda temporária ou permanente da visão. Por isso, ao aparecer qualquer um dos sintomas sistêmicos e que estejam associados a manifestações oculares, é de extrema importância consultar um oftalmologista o mais rápido possível. O H.Olhos – Hospital de Olhos, está equipado e preparado para identificar qualquer enfermidade ocular decorrente do vírus, que até então era considerado erradicado no País”, finaliza o especialista.
Sobre o sarampo
É uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus do gênero Morbillivirus. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de mortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade. Em 2016, o Brasil recebeu um certificado de erradicação da doença da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Mas, em 2018, um surto atingiu os estados do Amazonas e Roraima, além de outros casos confirmados em estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Sobre o Grupo H.Olhos
O Grupo H.Olhos é reconhecido no mercado há 35 anos por promover assistência hospitalar especializada, segura e acolhedora, além de ser referência na prestação de serviços oftalmológicos, amparado em um conceito de medicina humanizada. O H.Olhos Paulista, localizado no Paraíso, e o H.Olhos ABC, localizado em São Bernardo do Campo, contam com pronto-socorro 24h, centro cirúrgico, centro de diagnóstico, centro de auxílio óptico e consultórios equipados com aparelhos de última geração voltados à saúde ocular. Fundada em 1984, a CERPO é uma das maiores redes de clínicas de oftalmologia de São Paulo, com cinco unidades.