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segunda-feira 25 novembro 2024
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Comilanças Históricas e Atuais – A eternidade

I – Borboleta
A marinha japonesa amanheceu correndo as águas sem ressaca marítima. O almirante japonês Yamamoto sonhara com a deusa das surpresas; neste teu pesadelo, reuniu 400 navios, seis porta-aviões, mais de 300 aviões, centenas e centenas de pilotos e, em sua ilusão, partiu em direção ao trono de Urano. Yamamoto não viu Gaia, nem os Titãs brincando nas ondas; o fluxo e o refluxo das águas cantavam para as borboletas Agrias que profetizavam as entradas no labirinto das loucuras.

II – Pearl Harbor
A base naval dos Estados Unidos, em Pearl Harbor ou Porto das Pérolas, era um quartel general da frota norte-americana do Pacífico, na Ilha de O’ahu, no Havai, perto de Honolulu. A ilha era considerada a residência da deusa-tubarão Ka’Ahupahau e do seu irmão Kahi’uka.

III – A Um Passo da Eternidade
O filme foi produzido em 1953, dirigido por Fred Zinnermann, um diretor que vibrava com as locações autênticas, com a mistura de pessoas comuns aos astros de grandeza confirmada. As suas histórias refletiam os dramas de indivíduos solitários, motivados por acontecimentos trágicos, num momento da vida.

O seu estilo veste as roupas do cinema enquanto realismo psicológico, centrado em imagens e cenas valiosas, que, conseguem marcar um traço profundo, como uma cicatriz, na história do cinema. O roteiro foi escrito nas longas noites silenciosas ou não, pelo artista Daniel Taradash, no Restaurante dos Poetas, após saborear um belo bacalhau.
As cenas nasciam de parto normal, corriam pela mesa, entravam no coração de um fichário, a espera das luzes e das câmeras.

O romance de James Jones, From Here to Eternity, desenhou os problemas psicológicos dos homens que viveram sob o cheiro das explosões, das bombas, das rajadas de balas, dos aviões que tentam explodir o azul do céu.

IV – O início de tudo
O filme começa com a chegada do soldado Robert E. Lee “Prew Prewitt”, transferido para a base militar Schofield, na ilha do Havaí, a pedido do capitão Dana “Dynamite” Holmes, por interesse pessoal, isto é, alcançar uma promoção. O desejo do capitão era montar um grupo de Boxeadores e ganhar o campeonato do Exército.

O capitão Dana soubera que o soldado Prew Prewitt era um excelente corneteiro e boxeador. O que não passava pelas suas ideias era o percurso que a realidade realiza para transformar a vida dos seres humanos.

Meses antes, num treino de boxe Prewitt cegara um lutador amigo. A partir desse fato, jura nunca mais lutar, nada justificaria a alteração dessa decisão. O capitão, um homem destituído de qualquer classificação humana, autoriza o uso de bullyng contra o ex-lutador, e, ao mesmo tempo, os trabalhos mais humilhantes e castigos físicos.

Fora da base, nos momentos de folga, passados num bar da cidade, Prewitt apaixona-se por uma prostituta chamada Lorene, nome de guerra. O seu verdadeiro nome de mulher e gente é Alma, a personalidade que assumiria na vida real após sair da prostituição. A psicologia, o amor, o rompimento e a quebra do limite, levam a poesia entre os dois, a um passo de qualquer eternidade.

O personagem Ângelo Maggio, representado por Sinatra, tipifica a vida descompromissada com o nacionalismo imposto pelo quartel; todas as regras desfazem-se como folha ao vento diante de Maggio. O seu sorriso, a bebida, a sua paixão pelas mulheres, são sufocadas pelas mãos do cruel, sádico, psicopata, sargento Fatso, o gordo. A morte lenta, torturada, violenta, coloca-se fora da guerra, mas dentro do ambiente existente para garantir a paz.

O sargento Milton Warden, interpretado por Burt Lancaster, começa um caso com a esposa abandonada do comandante. Um sargento chamado Stark contou a Warden sobre os muitos casos anteriores de Karen em outros quarteis, inclusive com o próprio delator. Havia, com certeza, algo estranho sobre aquela mulher.

À medida que o relacionamento se desenvolve e as confissões se poetizam em dor, em traição, no abandono na hora do parto, no nascimento do filho morto. O rosto e a história de Karen unificam o seu passado.

A psicologia salta das lentes de Fred Zinnermann em direção à praia, às montanhas, às pedras. O corpo do sargento Milton, em trajes de banho, rolando na areia da praia sobre o corpo estonteante da mulher e o beijo acalorado, as ondas do mar alucinadas e desenfreadas, procurando esconder uma realidade que, sem dúvida alguma, as telas de cinema não costumavam colocar os olhos, as batidas do coração, a falta momentânea de respiração. Todos os críticos de cinema, na maioria dos países do mundo, consideram essa cena como uma das mais belas e românticas produzidas pelo cinema no decorrer de sua existência.

O filme “A Um Passo da Eternidade” não possui uma história linear, com princípio, meio e fim, no entanto, nos apresenta recortes históricos de homens vivendo os fragmentos de seres humanos que lutam com seus desesperos, angústias, medos, fragilidades, aventuras momentâneas.

O céu escurece, os aviões japoneses sobrevoam a base militar; as bombas descem das nuvens, os grandes navios, os porta-aviões americanos desagregam-se no fundo do mar, centenas e centenas de soldados dividem os seus corpos com as dores, o sangue e a morte.

O Domingo perdeu a sua lógica antes que a estrada fosse desvendada, e o significado da guerra enrolou-se num ponto de interrogação. A água do mar deu um passo sobre a filosofia e a ética que agonizaram sobre os seus questionamentos; e a eternidade abandonou a sua semântica sem controle.

Receita

Bacalhau Assado no Forno com Batatas Fritas as Rodelas

Ingredientes: 4 postas de bacalhau dessalgado; 400 gramas de batatas (asterix, de preferência); 1 cebola (descascada e picada); 3 dentes de alho (picados); 200 ml de azeite; pimenta-do-reino moída (a gosto); sal (a gosto); 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de óleo; 1 pimentão amarelo, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão verde, tomate, azeitonas e temperinhos (a gosto).

Modo de fazer: Começaremos preparando uma assadeira com o azeite. Coloque os pimentões, o tomate, a azeitona, a cebola e o alho picados. Coloque as postas de bacalhau por cima. Regue o bacalhau com um pouco mais de azeite e ponha para assar.
Cozinhe umas batatas cortadas em rodelas, tempere-as a gosto e frite-as.

Por Adriana Padoan