Lojistas devem estender o funcionamento durante o final de semana
Os lojistas da região esperam movimento intenso neste sábado, dia 11, véspera do Dia das Mães. Segundo um levantamento realizado pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté) e pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), as vendas devem crescer cerca de 3,5% este ano, em relação ao mesmo período de 2018.
Para atender os filhos que deixaram as compras para a última hora, as lojas devem funcionar até às 22h desta sexta-feira, e 18h do sábado. “Como o quinto dia útil foi na última quarta, muitas pessoas receberam nesse dia e ainda não foram às compras. A tendência é de um grande movimento neste sábado”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da Fecomercio, Dan Guinsburg.
O Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para o varejo, ficando atrás apenas do Natal. De acordo com o Sincovat, o tíquete médio deverá ser em torno de R$ 100,00, o mesmo previsto para o ano passado. “O cenário político está influenciando diretamente na nossa economia. O consumidor anda desconfiado e deve segurar um pouco nas contas”, explica Dan.
Na lista de presentes mais procurados ainda estão as roupas, calçados, bolsas e perfumes. Porém, os setores de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis também devem ter uma movimentação mais intensa nesse período.
As compras de até R$ 50,00 devem ser pagas à vista. Já os presentes acima deste valor devem ganhar a preferência por parcelas em até 3 vezes.