No dia 15 de março, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, localizado em São José dos Campos, Estado de São Paulo, comemorou o jubileu de ouro da instituição. O DCTA é um Órgão da Força Aérea Brasileira que tem como competência planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do comando da aeronáutica.
No momento em que a área de ciência e tecnologia passa por mudanças, com atuação de um militar da força aérea, antigo integrante das fileiras do DCTA, a frente do Ministério da Ciência e Tecnologia, o tenente coronel Marcos Pontes, a solenidade tomou outra importância no cenário nacional.
Durante as comemorações de 50 anos foi realizada a tradicional cerimônia militar, na presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar e do Tenente Coronel Engº aeronáutico Ozires Silva, com entrega de medalhas e destaques profissionais, seguida de homenagem aos ex-diretores, servidores mais antigos, lançamento do selo comemorativo e concessão da comenda de membro honorário da força aérea a personalidades civis e da área de indústria e tecnologia aeroespacial.
Também foram entregues medalhas à Academia Valeparaibana de Letras e Artes –AVLA – em nome do então presidente Alberto Mazza e para as juradas do concurso da nova logomarca, as acadêmicas jornalista e artista plástica Mirian Ferreira e a escritora Rita Elisa Seda.
A logomarca escolhida foi apresentada no dia 15, impressa em medalhas comemorativas e nos selos postais da Agência Nacional de Correio.
Os eventos aconteceram no Campus do DCTA – Auditório Lacaz Neto (ITA), na Praça Santos Dumont e no Salão de Eventos.