Search
sábado 30 novembro 2024
  • :
  • :

Começam interdições para obras da bacia de contenção no Jardim Baronesa

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté programou um esquema de interdições e desvios de trânsito para o início das obras da bacia de contenção de enchentes do Jardim Baronesa.
A partir do dia 26 de setembro, quinta-feira, o trecho da interdição será no cruzamento da avenida Professora Escolástica Maria de Jesus e rua Marinheiro Marcílio Dias, no sentido rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), até a área da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Este esquema de interdição deve durar cerca de seis meses, com fluxo de trânsito pela avenida Professora Escolástica Maria de Jesus, rua Marinheiro Marcílio Dias, avenida Itambé, rua Maria José da Cruz e retornando para a avenida Professora Escolástica Maria de Jesus.
O tráfego de veículos da avenida Professora Escolástica Maria de Jesus sentido centro vai permanecer livre.
Obras
As obras da bacia de contenção de enchentes do Jardim Baronesa integram o programa Acelera Taubaté e devem custar R$ 7,15 milhões. O prazo para execução é de 12 meses.
Este é o segundo mega dispositivo para a redução de enchentes a ser construído em Taubaté. São dois reservatórios com capacidade para armazenar 43 mil m³ de água instalados sob as linhas de transmissão da CTEEP. As obras começam com a implantação de uma rede de 430 metros de extensão de galerias de águas pluviais.
Esta bacia de contenção vai permitir o escoamento das águas das chuvas de forma escalonada para evitar a ocorrência de alagamentos sentido avenida do Povo.
O programa Acelera Taubaté prevê a melhoria das condições de acesso ao transporte público e ao fluxo do tráfego urbano, por meio de infraestrutura viária, mobilidade urbana, segurança pública e conservação de áreas verdes.