O retorno das atividades na Ford Taubaté começou nesta quarta-feira 1º, com os coordenadores, process coaches e manutencistas, de todas as áreas, que serão informados sobre as medidas protetivas adotadas pela montadora. Nesta quinta-feira, 2, todos os trabalhadores retomam a produção.
Na semana passada, os trabalhadores receberam comunicados da empresa com todas as informações sobre as principais medidas e a importância de seguir todas as recomendações para combater a propagação do coronavírus.
Foram quase cem dias de produção parada e, segundo o coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE-Ford), Sinvaldo Cruz, esse período serviu para que os representantes do CSE e da direção da montadora em Taubaté preparassem as instalações para a nova realidade.
“Nossa preocupação, enquanto representantes dos trabalhadores, foi de garantir um retorno com mais segurança para todos”, afirmou Sinvaldo. Segundo ele, foram implementadas várias medidas protetivas, entre elas:
-equipamentos de proteção individual, como: máscaras e óculos de sobreposição;
-limpeza e desinfecção das áreas de trabalho;
-implementação de processo de medição de temperatura nas portarias e transporte fretado;
-Pesquisa Diária para certificação da condição de saúde dos trabalhadores;
-distanciamento social em portarias, restaurante, workgrops, banheiros, máquinas de café, transporte;
-disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos;
-desenvolvimento de treinamentos, comunicados e orientações para os empregados;
-preparação para atendimento e tomada de ações imediatas em casos de empregados com sintomas relacionados à COVID-19.
No retorno à empresa, os trabalhadores receberão um kit de cuidados pessoais, contendo: dez máscaras, álcool em gel, óculos de sobreposição, lenços descartáveis, termômetro de fita/testa com orientação para uso e uma caneta.
Sinvaldo explicou que outra recomendação é para que diante de qualquer sintoma relacionado à Covid-19, o trabalhador deve ficar em casa, mas avisar a liderança imediata e o departamento médico.
“Mesmo com todas as informações da empresa, nós do Sindicato estaremos acompanhando e orientando os trabalhadores no sentido de seguir os novos protocolos adotados pela montadora. Afinal, sabemos que a propagação do coronavírus não se estabilizou no Brasil. E temos que cuidar da nossa saúde e de nossas famílias”, afirmou Sinvaldo.