Search
domingo 22 setembro 2024
  • :
  • :

Com Jesus para Melhor Educar

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Encontramos na introdução de O Evangelho segundo o Espiritismo, em seu item 1, 1º parágrafo, as seguintes palavras de Allan Kardec: “A parte moral (do Evangelho) exige a reforma de cada um. Para os homens, em particular, é uma regra de conduta, que abrange todas as circunstâncias da vida privada e pública, o princípio de todas as relações sociais fundadas na mais rigorosa justiça. É, por fim, e acima de tudo, o caminho infalível da felicidade a conquistar, uma ponta do véu erguida sobre a vida futura”.
Sendo os ensinos de Jesus “uma regra de conduta”, temos então uma Pedagogia do Comportamento definida pelo Mestre em seus ensinamentos e no seu próprio exemplo, motivo pelo qual a base cristã do Espiritismo está exclusivamente assentada sobre a parte moral do Evangelho.
Isso não quer dizer que todo espírita seja um “santo”, que em sua existência seja isento de falhas, pois entende o Espiritismo que todo homem é um espírito reencarnado em determinado grau de progresso na senda da evolução. Mas entende também que devemos fazer todos “os esforços para domar as más inclinações” e desenvolver o bem e o amor ao próximo.
Aplicar a pedagogia de Jesus no processo de educação é fazer com que o educando estabeleça paulatinamente:
1. Sua reforma íntima (autoeducação).
2. Regras de conduta moral para si mesmo.
3. Rigorosa justiça nas relações sociais.
4. Seu caminho para a felicidade.
5. Compreensão sobre a vida futura.
E como Jesus firmou os ensinos morais no código imutável da lei divina, que é a plenificação do amor, bondade e justiça de Deus, podemos igualmente entender que a prática de sua pedagogia abraça com firmeza e profundidade o amor e o exemplo como as grandes ferramentas do processo educacional.
Educando com o evangelho
No capítulo 11 de O Evangelho segundo o Espiritismo, em seu item 8, encontramos o seguinte ensino dos Espíritos Superiores: “O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado”.
Nos roteiros da evolução do Espírito, diversos aspectos de sua individualidade são tingidos de realce a cada período de luta e aprendizado nos laços da matéria, ou seja, em cada reencarnação. Ora são os aspectos da intelectualidade, a fomentar descobertas e desenvolver aptidões no soerguimento da brutalidade animal para o desenvolvimento técnico; vezes outras são os caracteres de nosso desenvolvimento moral, a disciplinar atitudes, registrar alterações sociais e reforçar caminhos de paz e trabalho construtivo.
Um e outro aspecto, o intelectual e o moral, interagem constantemente, não existindo linha demarcatória rígida na distinção de onde termina um e começa outro. Por esse motivo reconhecemos a sabedoria das leis que regem a natureza, onde nada dá saltos, mas tudo se encadeia. Onde o desenvolvimento moral depende do desenvolvimento intelectual e vice-versa.
Devemos encontrar o ponto de equilíbrio entre eles, desenvolvendo harmonicamente nossas potencialidades enquanto espíritos imortais, e isso é um processo de autoeducação que fica muito facilitado quando nos orientamos pelos ensinos e exemplos de Jesus.
Devemos enfeixar esforços no sentido do aprendizado cristão, ampliado pela Doutrina Espírita, que nada mais é do que o Cristianismo Redivivo.
A educação, compreendida em seu significado mais amplo e correto, congrega todas as formas de ensino intelectual e moral, não podendo desprezar nem uma nem outra, mas, isto sim, lembrando que desenvolvimento intelectual nem sempre é acompanhado de desenvolvimento moral. É assim que o Espírito, alicerçado nas bases evangélicas da reta conduta moral, estará apto a traduzir seu progresso intelectual em ações no bem.
Por tudo isso podemos afirmar, através dos princípios espíritas, que em verdade nada é mais importante ao Espírito do que a sua transformação moral, conforme ensinado por Jesus.
Que as escolas, as famílias e os centros espíritas entendam que educar com Jesus é realizar a verdadeira educação do Espírito imortal que todos somos.