O ex-presidente Michel Temer está disposto mesmo a entrar na disputa presidencial do ano que vem como opção de terceira via. Seu grupo político vislumbra um forte desgaste da polarização que marcou a escolha do eleitor nas últimas décadas, em especial entre PT e PSDB. Atualmente, com a imagem arranhada do presidente Jair Bolsonaro (ainda sem partido) de um lado, e do ex-presidente Lula da Silva ainda rejeitado, de outro, Temer quer aparecer como o candidato de centro e opção para quem não quer votar em nenhum dos dois caciques políticos. Ele foi absolvido em primeira instância em dois processos e tem caminho livre.
O articulador
Quem voltou ao front é o fiel escudeiro e ex-ministro palaciano Carlos Marun. Ele deixou o conselho da usina de Itaipu para articular a candidatura de Temer.
Suprapartidário
Marun vai coordenar o projeto “Governo de Centro” do ex-presidente. Temer não se mexe, não aparece, e aguarda o chamamento de partidos aliados. Do Centrão, inclusive.
Em tempo..
..O TSE, presidido por Barroso, vai abrir licitação para compra de mais 176 mil urnas eletrônicas para o pleito de 2022. A brasileira Positivo ganhou o último contrato.
DNA bancário
Lembram do Renato Luiz Belineti Naegele, conhecido abre-portas e de trânsito livre no Palácio do Planalto e em ministérios no Governo Fernando Henrique Cardoso? Naegele é hoje assessor especial do presidente do Banco do Brasil no Governo Bolsonaro, instituição onde ele sempre desfilou muito bem. E acompanhado.
Susto
O ministro do STF Luís Roberto Barroso fez exame PCR contra Covid-19 ontem no Laboratório Sabin da Asa Norte de Brasília. Veja flagrante de foto em nosso Twitter. À Coluna, sua assessoria garantiu que está tudo bem com sua saúde, e que Barroso, “por precaução, faz exames periódicos tendo em vista sua atuação pública”.
Cadê a sopa?
O deputado estadual de Pernambuco Alberto Feitosa (PSC) denuncia e faz um apelo para que o governador Paulo Câmara volte com o Programa Sopa Amiga, que beneficiava diariamente 12 mil necessitados. Os alimentos não vendidos eram doados por barraqueiros da CEASA a 39 entidades que faziam a entrega diária.
Bolso furado
Pesquisa sobre a expectativa de compras do brasileiro, da plataforma QuiteJá, com 1.400 pessoas, revela que o cenário é considerado favorável para apenas 28,5%. Em relação à organização financeira familiar, somente 35,1% afirmam que, hoje, a situação é regular se comparada com o mesmo período do ano passado.
Da mesa
O tradicional restaurante italiano Família Mancini, de São Paulo, passa por dificuldades e pode fechar as portas. O proprietário telefona para fornecedores já acertando débitos e avisando que não deve voltar às atividades.
Alô, PF…
A Copape informa que não tem “qualquer relação com pessoa chamada de “Beto Louco” e tem colaborado com informações para a ANP. A agência se cala.
Zé Esplanador
O Zé Esplanador, nosso leitor cujo lema é “Perguntar não ofende, Cobrar é de direito”, não desiste do Brasil. Ingênuo, continua sendo feito de palhaço como a maioria dos brasileiros. Mas se o Brasil não cobrar providências contra esse desgoverno na pandemia, ele vai para Disney se vestir de Pateta. Pelo menos lá ele ganha em dólar.
ESPLANADEIRA
# Inscrições para projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação, da EMBRAPII e FIESP, estão abertas até dia 5 de maio. # Acontece amanhã a Live “Pela vida de todas as crianças e adolescentes”, promovida pela ONG Visão Mundial e pelo CPPHA. # III Festival de Música Histórica de Diamantina, online e gratuito, começa dia 23. # Cebrap Sustentabilidade será lançado dia 16, em live, às 11h.
Por Leandro Mazzini