Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Coluna Espírita – Se você educar com amor

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Se você educar com amor falará ao coração dos seus educandos. Ouvirá com atenção seus colegas de trabalho. Repartirá conhecimentos. Somará experiências. Utilizará das experiências de vida. Terá visão ampla do processo educativo. Resolverá problemas sem se estressar. Envolverá pais e alunos com ternura. Descobrirá em si mesmo muitos potenciais.
Se você educar com amor conquistará resultados fantásticos. Desejará sempre mais. Sonhará ideais. Concretizará sonhos. Realizará muitos desejos.
Se você educar com amor, tudo o que ¬ fizer voltará para si em dobro na forma de alegrias, afetos, saudades e gratidão.
Se você educar com amor irá chorar quando ex-alunos lhe disserem “muito obrigado”. Dará largos sorrisos quando lembrar de cenas passadas em sala de aula. Respirará bem fundo, satisfeito, por encontrar quem se inspira em seu trabalho.
Se você educar com amor, tudo o que é difícil passa a ser fácil.
Se você educar com amor, os problemas serão substituídos por questões a resolver.
E você entenderá que o amor é o melhor, mesmo o único preenchimento dos vazios da alma.
Tendo amor no que faz, você terá muitas histórias bonitas para contar. E cada vez mais o amor será maior em seu coração, porque alimentado pelo amor daqueles que, por gratidão ou sensibilizados, terão igualmente muito amor para dar.
Amar é doar-se, permitindo-se sentir a si mesmo e o outro. É acreditar em você e no outro. É trabalhar incessantemente pelo que se quer e se acredita. É vivenciar, nas pequenas e nas grandes coisas, os sentimentos.
Se você educar como amor, sentirá Deus pulsar no seu íntimo, e uma força de vontade lhe impulsionará sempre à frente.

Se você educar com amor, a educação se fará plena e profunda.
Ame-se, como você é, com o que você quer, com quem você está. E trabalhe sempre para dar do seu melhor. Com amor no coração, no cérebro e nas mãos, tudo poderá ser resolvido e todos poderão ser muito mais do que são.
Eduque com amor, com imenso amor. E receba, cem por um, o mesmo amor, o mesmo imenso amor.
Se você for um educador com amor não se limite a ser simplesmente transmissor de conteúdo curricular, seja educador de almas! Não basta ensinar a ler e escrever. Não basta desenvolver o cognitivo. É preciso desenvolver o senso moral. É preciso desenvolver os sentimentos. Todo educador reveste-se do sagrado manto de tornar-se um segundo pai ou segunda mãe. Mas quando teimamos em estagiar apenas como professor, quase sempre ¬ficamos na superfície do processo educacional, e depois nos queixamos dessa geração que não liga para nada e desrespeita os códigos básicos da cidadania, quando a culpa por esse estado de coisas também é nossa, ou melhor, do que teima em se considerar apenas professor.
Agora que você já conhece a maior das ferramentas para educar, medite sobre o amor e suas consequências quando aplicado. E, por favor, não ¬fique apenas na meditação, faça a sua parte, educando-se, para melhor educar os outros.