• Orson Peter Carrara – Matão/SP
A pandemia trouxe ainda outro benefício geral, dentre outros, apesar dos prejuízos à saúde e à economia. Entre eles está o resgate amplo que está ocorrendo do ponto de vista histórico, com a valorização dos legados deixados por vultos expressivos, especialmente da história do Espiritismo e seu movimento. Inúmeras personalidades expressivas que atuaram decisivamente em favor da vivência espírita estão sendo lembradas e suas histórias de vida (com suas lutas e conquistas, na dedicação e no sacrifício), resgatadas, relembradas, contadas, transmitidas às gerações mais novas, significando grande estímulo ao trabalho e exata compreensão dos objetivos e essência do Espiritismo.
Entre estes vultos estão ZILDA GAMA, ANÁLIA FRANCO, VIANNA DE CARVALHO, PEIXOTINHO, destacados e agora novamente lembrados, com justiça, face aos esforços que desenvolveram. Embora nomes como de YVONNE PEREIRA, BEZERRA DE MENEZES, BATUÍRA, EURIPEDES BARSANULFO, sempre são lembrados com mais frequência, todos eles têm histórias vivas de amor e trabalho e alguns são absolutamente desconhecidos ou estão completamente esquecidos. Como é o caso de ZILDA GAMA, ANALIA FRANCO, entre outros, que são exemplos de dedicação, cuja força de trabalho muito pode contribuir para o progresso que todos desejamos trilhar.
Ao espírita cabe o dever de pesquisar e conhecer tais legados. Tive oportunidade de entrevistar muitos entusiastas biográficos, que recuperam tais informações. Muito material já está disponível para sua apreciação. Se tiver dificuldade em localizar fale comigo. Poderei ajudar.