Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Coluna Espírita – Os agêneres

• Astolfo O. de Oliveira Filho – Revista espírita O Consolador –Londrina/PR
Como ocorre o fenômeno pelo qual se produzem os agêneres?
A palavra agênere é o nome que se dá a uma variedade de aparição tangível dos Espíritos. É ele o produto da chamada materialização dos Espíritos, que certos autores, como o saudoso Hernani Guimarães Andrade, preferem chamar de ectoplasmia.
Nesse estado, a forma exterior do Espírito é idêntica à de um encarnado, e é difícil, mantendo contato com ele, perceber diferenças com relação aos seres encarnados.
Na Bíblia há dois casos clássicos de ectoplasmia ou materialização: o jovem que auxiliou Tobias e mais tarde revelou ser o anjo Rafael materializado, e Jesus, em algumas de suas aparições após a crucificação, fato que católicos e espíritas conhecem muito bem.
Allan Kardec tratou do assunto de forma superficial em O Livro dos Médiuns, cap. VII, item 125, e na Revista Espírita de fevereiro de 1859.
William Crookes, em seu livro Fatos Espíritas, reporta-se às sessões de materialização do Espírito de Katie King com o concurso da jovem médium Florence Cook. Como é de conhecimento geral no meio espírita, Crookes fotografou a forma materializada de Katie King e fez com esta inúmeras experiências, com o que pôde apurar que se tratava de um ser vivo que apresentava até mesmo batimentos cardíacos, e não apenas uma forma aparente de um ser humano.
Foi, contudo, na obra de André Luiz que o assunto pôde ser minuciosamente examinado e explicado, conforme o leitor pode conferir lendo os livros Nos Domínios da Mediunidade, cap. 28, págs. 259 e seguintes, e Missionários da Luz, cap. 10, págs. 107 em diante.
Para a produção do fenômeno, além do concurso de Espíritos especializados no assunto, é necessário contar com um médium de efeitos físicos, do qual é extraído de forma abundante o ectoplasma, ou força nervosa, indispensável à materialização da entidade desencarnada, para o que os Espíritos utilizam-se também de recursos da Natureza – elementos extraídos das plantas e das águas, estruturados para reduzido número de vibrações.
Uma sessão de efeitos físicos com tal propósito requer cuidados extremos no sentido de preservação da saúde do médium, e talvez seja esse o motivo de ser a ectoplasmia um fenômeno bastante raro nos dias em que vivemos.