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quinta-feira 28 novembro 2024
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Coluna Espírita – O movimento espírita estaria hoje seguindo os princípios da codificação?

• Wagner Ideali – Atibaia/SP
“Conheça a verdade e ela vos libertará.” – Jesus.
O mundo tem muitas religiões e cada uma delas oferece às pessoas as formas de apresentarem as suas crenças, visão sobre Deus, destinação da humanidade após a morte, o certo e errado, entre outros assuntos. Esses posicionamentos são válidos sem dúvida alguma, mas nosso objetivo é falar da doutrina espírita.
A doutrina espírita procura nos apresentar algo totalmente diferente ao que estamos acostumados, pois ela não é apenas religião, mas uma filosofia e uma ciência experimental, o que modifica muito a forma tradicional com que estamos acostumados a entender os conceitos de Deus, vida etc.
Espíritas que ainda têm algumas ligações com outras formas de religião tradicional ou até mesmo ficam entre a doutrina espírita e outras formas de ver religião, muitas vezes misturam conceitos o que leva a um entendimento errado do que venha a ser o Espiritismo. Deixam escapar ritualismo, dogmatização, entre outras formas de ver a Doutrina.
O prof. Herculano Pires em toda sua obra procurou sempre nos alertar do risco da dogmatização da doutrina espírita, bem como levar a doutrina para um perigoso caminho dos rituais em suas atividades, fugindo de sobremaneira aos princípios mostrados pelos Espíritos a Kardec.
O próprio Chico disse uma vez do risco que existe entre os espíritas de destruírem a estrutura lógica e racional da doutrina com as suas interferências e posicionamentos inadequados. Se compararmos a doutrina com outras expressões religiosas respeitáveis vamos ver alguns pontos totalmente diferentes do que propõe a doutrina espírita. A doutrina espírita tem um aspecto científico experimental que resultou numa Ciência com cunho filosófico pela Lei de Causa e Efeito, e, finalmente, percebeu-se que tem sua base nas lições e exemplos deixados por Jesus.
Nosso objetivo aqui é a reflexão sobre se não estamos ajudando a dogmatizar a doutrina, tirar dela o brilho da lógica, profundidade dos conceitos, a humildade e toda a pureza dos ensinos que Jesus nos apresentou.
Alguns espíritas muito conscientes como Divaldo Franco, Chico Xavier, Eurípedes Barsanulfo, Prof. Herculano Pires, Dr. Reinaldo Leite, Haroldo Dias, entre outros, têm travado uma luta sem-fim para mostrar a verdadeira face da doutrina espírita. Face essa onde o ponto alto será sempre os ensinos de Jesus, ou seja, a caridade real, a paz verdadeira de dentro para fora, baseando-se numa lógica racional e de toda a experimentação que ocorreu no desenvolvimento da ciência espírita norteado pela filosofia, ou ato de refletir e entender a profundidade das palavras de Jesus, que foi nos conduzindo a entender o mundo de outra forma, ou seja, um mundo melhor e em evolução constante.
O Espiritismo não é apenas uma religião, mas uma filosofia que nos ensina a pensar e uma ciência experimental que confirma em seus ensaios toda a profundidade da mediunidade. Tudo aquilo que sempre foi visto como maravilhoso, sobrenatural, sabemos hoje se tratar de um sentido humano pouco entendido ainda. Como já foi dito por alguém, o Espiritismo é o cristianismo adequado ao século XXI.
Nessa doutrina maravilhosa os Espíritos transmitiram a Kardec, e seus estudiosos da época, uma religião, filosofia e ciência baseadas nos ensinos de Jesus e pede a nós apenas a humildade, fraternidade, trabalho, estudo, perdão, e todos os sentimentos que farão em nós as mudanças necessárias para um mundo melhor dentro de cada um.
Muitos falam em crenças, e a doutrina espírita fala em fé raciocinada.
Muitos falam em profetizar, e a doutrina espírita fala em mediunidade com Jesus.
Muitos falam em amar Jesus em atos externos, a doutrina espírita fala amar o próximo como a si mesmo, como Jesus nos amou.
Vamos estudar a doutrina para entender seu real significado de consolador prometido por Jesus.
Vamos orar a Deus para que Ele não permita que nos desviemos do seu designo maior de paz interior e exterior, reforma íntima constante, estudo profundo da doutrina, ajuda no bem real, pois do que vale a grandiosidade dessa doutrina se não aplicarmos seus resultados para a melhoria de nós mesmos.