Search
segunda-feira 13 janeiro 2025
  • :
  • :

Coluna Espírita – Não se deixe abater

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Um amigo nos procurou para conversar. Estava com o semblante desanimado, alegando que nos últimos tempos tudo vinha dando para trás em sua vida. Nada dava certo, e que estava, inclusive, fazendo tratamento num centro espírita, entretanto, não conseguia sair do desânimo, a ponto de ter passado todo aquele dia na cama, sem vontade para coisa alguma.
Ouvimos suas palavras e detectamos seu estado depressivo. Procuramos, então, acionar sua fé em Deus e sua força de vontade, lembrando que nada acontece por acaso, e que de tudo podemos tirar proveitosas lições; que os altos e baixos da existência acontecem com qualquer pessoa, mas que não são motivos para uma desistência da vida.
Todos passamos por momentos mais ou menos difíceis. Quantas vezes nossos sonhos, nossos projetos, não dão certo? Paciência! Continuemos a viver, pois esta é a vontade de Deus.
Estamos na escola da Terra para aprender a resignação, a perseverança, a operosidade, a disciplina e tantas outras virtudes que, com o tempo, nos trarão felicidade. Saber acionar a força da vontade é um aprendizado necessário, caso contrário, ficaremos estacionados no primeiro obstáculo, na primeira dificuldade.
A depressão é muito perigosa. É considerada uma doença potencial que pode levar a pessoa ao suicídio
Sabedores de nossa realidade espiritual, a equação depressão/suicídio leva o indivíduo a sofrimentos e tormentos muito graves no plano espiritual, após a morte do corpo. Comece então a fazer sua parte, pois a ajuda de Deus e dos benfeitores espirituais já está em pleno andamento. Acione o seu querer, a sua vontade, sacuda a poeira dos ombros e ponha-se a caminho na reconstrução de sua vida.
Auxilie quem está precisando de ajuda; leia um bom livro espírita; realize o culto do evangelho no lar; não esqueça da oração; tenha objetivos a alcançar e lute por eles; seja voluntário no centro espírita.
Procure perceber as coisas belas e positivas ao seu redor; ocupe-se utilmente; frequente bons ambientes; procure os amigos; faça sempre a caridade.
Quem semeia flores colhe perfumes, e isso é bem melhor do que semear espinhos para si mesmo, portanto, diga adeus para a depressão e viva mais feliz!