Search
segunda-feira 13 janeiro 2025
  • 18
  • :
  • 37
  • :
  • 26

Coluna Espírita – Juventude e euforia

• Espírito Ivan de Albuquerque – psicografia Raul Teixeira – Niterói/RJ
Somente em Jesus o moço encontrará roteiro ideal para os impulsos da alma.
Comumente, advindo de experiências de derrota e comprometimento negativo perante as Leis Divinas, em existências pretéritas, é comum achar-se na mocidade o anseio incontido para reformar, refazer tudo, imediatamente, porém, sem as considerações de trabalho e paciência que o tempo exige.
Em todos os tempos, onde a humanidade delinque, a Juventude, em largas parcelas, acha-se representada, com seu contingente de eufóricos idealistas. Nem sempre esses idealistas estão ajustados aos programas de bom-senso e disciplina ética, que tanta falta fazem no mundo.
Recolhemos exemplos, aqui e ali, começando pelo relato evangélico que nos apresenta a epopeia do “moço rico” que, eufórico para a conquista dos louros fementidos da experiência corpórea, olvida as múltiplas bênçãos que o convite do Cristo vinha-lhe oferecer…
Entretanto, o mundo conhece o impulso para o amor do Jovem de Assis que, ante o apelo do Mestre, incendiou a alma com celestial paixão, tomando-se o irmão e servo da Vida, que nele se agitava…
Em toda parte, a Juventude sempre dinâmica, gozando de natural euforia, tem sido conduzida por mentes nem sempre em ordem com as fontes do equilíbrio e do discernimento.
Faz-se necessário, e mesmo urgente, que a energia e a vibração juvenis sejam impulsadas por homens e mulheres que, mantendo no devido lugar os lemes da própria razão, estejam aptos a auxiliar os jovens no conduzimento dos ideais, considerando-se o quinhão de inexperiência que os caracteriza, nessa fase especial, na atual romagem terrena.
Juventude é bênção que se refaz no corpo moço e viril, devendo aprumar-se sob os condicionamentos positivos do trabalho contínuo, do estudo profícuo e nobre e da transformação dos hábitos negativos que assoberbam a criatura, em construções sóbrias e pujantes, que enriquecem e libertam.
Juventude é canal de comunicação com as fontes exuberantes da saúde, a esperar que nada lhe possa tisnar esse manancial de vibrantes alegrias, com vistas ao porvir luminoso.
Juventude é recado do agora, dirigido ao logo mais, carecendo, por isso mesmo, de que saibamos orientá-la para Deus, com os olhos fixados no amanhã ditoso.
——–*——–*——–
Jovem, tu que encontraste em Jesus e em Allan Kardec as expressões de ventura e operosidade para a própria vida, ama sempre e serve mais.
Tu, jovem, que sentes a alma pulsar em face da retumbante atividade que te alcança o entendimento, convidando-te a crescer, toma das mãos do Cristo e conduze para bom termo o teu entusiasmo, a tua euforia, os teus impulsos, a fim de que os vidos e a rebeldia, a loucura da carne em febre e o desrespeito à vida jamais se assenhoreiem dos teus passos.
Buscando o Cristo, vibrando com Kardec, guarda a certeza de que teus empenhos serão nobres e os fardos dos dias serão leves, ante o domínio que terás das situações diversas, mantendo-te eufórico no Ideal Espírita, que te honra e te ilumina no roteiro de hoje, para a auto conquista de amanhã, em clima de paz e renovação.