Search
quarta-feira 27 novembro 2024
  • :
  • :

Coluna Espírita – Juventude e Espiritismo

• Espírito Ivan de Albuquerque – Psicografia de Raul Teixeira – Niterói/RJ
A teu irmão da faixa juvenil,
Se desejas maior entendimento sobre tuas próprias realidades, enquanto no corpo somático, procura o conhecimento espírita.
Se queres penetrar as razões da dor e da agonia que se abatem sobre a Terra, fazendo-te triste pelos quadros de tormentos que te chegam à visão, busca a orientação do Espiritismo.
Se almejas identificar as procedências das virtudes e deméritos inatos, que te habitam o íntimo, tornando-te ansioso, muitas vezes, achega-te à Doutrina Espírita.
Se sofres a torturante influência de tentações e de vícios diversos, que tentam desestruturar-te o equilíbrio que cultivas em árdua elaboração, sentindo-te, por isso, abalançar em aguda aflição, ajusta-te aos esforços da caridade que são apresentados a ti pelo Espiritismo.
Se queres caminhar pelas estradas humanas, guardando-te, com alegria e responsabilidade, sem perderes o passo das lutas comuns que te visitam o caminho, certamente acharás forças na vivência espiritista que, em fazendo brilhar a tua própria luz, contagiará a tantos quantos se aproximem dos teus exemplos.
——–*——–*——–
Na atualidade da Terra, o Espiritismo se vê aparelhado de informações, de orientações, de ensinamentos e referências que se tornam imprescindíveis para que o indivíduo se norteie no planeta.
Quando esse indivíduo se encontra na faixa da mocidade corporal, entusiasmado pela vida, sem, contudo, saber o que fazer das próprias emoções, das energias do sexo, dos impulsos ideológicos na área social ou na esfera política, das indagações diante da fé, terá no conhecimento espírita os balizamentos necessários, indispensáveis, para que se estabeleça no bem, na lucidificação.
Amigo da lide juvenil, ante o acervo de múltiplos problemas e de incontáveis ansiedades, complexificando tuas pegadas terrenas, não te transformes num tonel de perturbadoras sensações irresponsáveis, em nome das tuas carnes moças, porém, busca em Jesus o Amigo que careces, o Mestre que anseias achar, o Caminho que pretendes seguir.
Mas, recolhe o tanto de bendições que o Espiritismo te propicia, dando-te um sentido maior e mais profundo para a tua existência humana, na mocidade.
Sorve, caro irmão da juventude, os néctares da disciplina natural, da suavidade, da alegria espontânea, da nobreza de procedimentos que a Doutrina Espírita te enseja.
Ama e estuda, estuda e trabalha, trabalha e serve, serve e confia no poder que os Céus te conferem para que, cumprindo o teu papel nos cenários da Vida, com disposição e gratidão a Deus, decidas, em definitivo, a tua espiritual adesão aos empenhos luminosos da Seara do Cristo.
Para o jovem que anela por avançar, o Espiritismo se transforma em portentosa Escola, a projetar o ser para o vasto oceano do amor de nosso Pai.
Sê fiel e prossegue, companheiro, empolgado pelos cânticos da Galileia, ressuscitados em Paris, sob a mirada esperançosa do Divino Avalista de nossas reencarnações no mundo.
Sê jovem formoso e altaneiro, pondo-te à disposição da Vida, com o reforço feliz com que o Espiritismo te permite viver.