Search
domingo 17 novembro 2024
  • :
  • :

Coluna Espírita – Juventude e Cultura

• Ivan de Albuquerque – Psicografia de Raul Teixeira/Niterói – RJ
A passagem do ser pelos vales da luta reencarnatória, dentre todos os valores que propicia, favorece a conquista de maior sabedoria.
Perante o quadro de aprendizados a fazer-se, nas ciências variadas, nas múltiplas expressões da arte, nas disciplinas de todos os matizes que, com toda a certeza, não se consegue deter de uma só vez, numa única existência corporal, a busca de maior domínio sobre as coisas ao derredor, constitui aprimoramento cultural.
——–*——–*——–
Atravessamos, na Terra, fase de dificuldades sem conta, nas áreas da cultura geral.
Desconhece-se a estrutura da própria linguagem que se fala. Usam-se gírias ou expressões chulas que denunciam a pobreza dos falantes, relativamente à formação cultural.
Ignoram-se os fatos históricos que envolvem a sociedade em que se vive.
Espalham-se torpes pilhérias, inventam-se lendas sem beleza e sem sentido, refletindo a pouca madureza social.
Não se cogita de penetrar as razões desse ou daquele monumento ou placa evocativa, sentindo-se, tantos, impulsionados pelo instinto destruidor e vândalo, que, incapaz de compreender, por descaso, prefere pichar, destroçar ou poluir, de modo drástico, o que encontram pela frente.
O gosto pelas bibliotecas, pelas salas de artes, por museus, por teatros e pela literatura excelente, de todos os tempos, tudo tem ficado na retaguarda das preferências.
Os esportes nobres e educativos ainda contam com poucos adeptos.
Temos, ao revés, um quadro enorme dos que procuram os exercícios desportivos excitantes e violentos, que pouco ou nada acrescentam no âmbito das conquistas do Espírito.
Encontram-se, com maior frequência, muitos que se ajustam a espetáculos pornográficos, do palco ou da tela, em franco deboche à sensibilizante arte.
——–*——–*——-
Moço, tu que anelas pelo crescimento para cima, que sonhas com mais amplos conhecimentos, que constituem veraz felicidade para os seres humanos, medita sobre estas reflexões e analisa-te, para que te situes na evolução.
Educa o teu falar, para perfumar a vida em tomo de ti.
Educa o teu sentir, para iluminar nobremente a vida que pulsa em tuas possibilidades.
Educa o teu fazer, a fim de que engrandeças a vida que vibra em ti, e que influenciará a outras tantas criaturas que te observam ou que, simplesmente, compartilham dos teus dias.
Melhora as tuas preferências, a princípio com disciplina para a espontaneidade futura.
A cultura é eminente ensejo de cresceres para Deus, sem que discrepes das realidades do teu tempo, para que não te faças pedante ou esnobe, trabalhando teu trato intelectual, porém, para não seres banal, pondo fora as oportunidades augustas que se apresentem.
Confiando em Jesus e operando a tua parte, lograrás no amor e na instrução, o teu encontro com as propostas benditas do excelente Espiritismo.