Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

Coluna Espírita – Em defesa da vida: Observação e participação

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Você faz parte da humanidade, está inserido numa sociedade, é participante de um ente coletivo e, portanto, responsável por muitos acontecimentos, inclusive quando fica na inércia, à margem, por não querer se envolver. Lembre-se que através da reencarnação você não está aqui apenas para observar, para assistir, como se os acontecimentos sociais nada tivessem com você.
Você é criatura de Deus e, pela lei divina, é um cocriador, é um agente divino dentro da coletividade humana e diante da natureza planetária, portanto, não pode ficar indiferente ou insensível, seja com fatos que eclodem na família, na comunidade em seu entorno ou mesmo na coletividade maior, como, por exemplo, o país em que você vive.
Ir além da observação, ir além dos comentários verbais ou por escrito, é um dever de cidadania, como membro ativo que você deve ser para o melhoramento da humanidade, para o progresso moral da coletividade, bem utilizando a oportunidade existencial terrena não apenas pensando em você, mas pensando nos outros, afinal você não vive isolado, sozinho, você vive com os outros e é dependente dos outros.
Os Espíritos Superiores, nas obras assinadas por Allan Kardec, estão sempre chamando a atenção quanto à ação no mundo que devemos ter, pois se o progresso se faz pela marcha das coisas, por impulso da lei divina, essa mesma marcha pode ser retardada ou acelerada por você e por cada um, mediante o uso que fazemos do livre-arbítrio. E ninguém deixará de responder perante a lei divina pelas oportunidades perdidas de fazer o bem.
Pensando em tudo isso, não se isole, não dê de ombros, não fique utilizando a frase “e eu com isso, não é problema meu!”. É sim, é também problema seu. Toda ação individual repercute no viver coletivo. Não seja indiferente!
Observar os acontecimentos, as pessoas, é importante, entretanto, é preciso dar mais um passo, participando, fazendo a sua parte, procurando influenciar positivamente. Lembre-se que você, no futuro, deverá reencarnar. Você não quer encontrar um planeta mais equilibrado, uma humanidade melhor? Então, faça a sua parte!