Search
domingo 29 dezembro 2024
  • :
  • :

Coluna Espírita – Em defesa da vida: O Poder da Vontade

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Você já deve ter ouvido, em alguma ocasião, a frase “Querer é poder!”, e ela traz consigo uma grande verdade, a de que quando acionamos nossa força de vontade, podemos realizar grandes conquistas. Palestrantes motivacionais utilizam muito esse conceito no meio empresarial com foco no desenvolvimento da carreira profissional ou dos negócios. Nós, espíritas, entendemos que o querer, a força de vontade, deve ser utilizado para nosso crescimento pessoal, interior, espiritual, rumo à perfeição a que somos destinados.
Através da força de vontade podemos despertar as potencialidades do espírito que jazem adormecidas em nós, colocando em ação possibilidades que sequer suspeitamos estar latentes em nós mesmos, mas que nos pertencem e que o viver para a matéria abafa.
Para acionarmos essas forças interiores, é preciso compreender que somos mais que o corpo, que temos potencialidades divinas que apenas aguardam o meio propício para se desenvolverem. Precisamos nos permitir alçar o voo da alma, aguçando os sentidos, transportando-nos para a realidade espiritual da vida.
Para acionar a força de vontade, são necessários exercícios de meditação, de introspecção, gerando hábitos saudáveis de leituras edificantes, de contemplação das forças da natureza, de sintonia com os amigos espirituais através da oração. E também o hábito da confiança irrestrita em Deus, senhor da vida, que atende nossas necessidades evolutivas de mil modos, pois nada nos acontece por acaso.
O Espiritismo veio facilitar esse conhecimento de si mesmo, e propõe um exercício fácil de ser realizado e profundo nos seus resultados: meditar sobre si mesmo e colocar suas ações, seus pensamentos e suas falas em outra pessoa. Se isso nos agradar, estamos no bom caminho, mas se nos sentirmos desconfortáveis, significa que precisamos acionar a força de vontade para nos melhorar. E é possível melhorar? Com certeza, pois querendo, acionaremos as forças íntimas que nos impulsionarão em direção ao alvo.
Lembre-se: Querer é poder!