Search
quinta-feira 16 janeiro 2025
  • :
  • :

Coluna Espírita – Em defesa da vida: Medo da Morte

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Você tem medo da morte? Se tiver, tenha calma, que através do Espiritismo vamos entender com mais profundidade a vida, e então, diminuir ou mesmo acabar com esse medo. Comecemos por responder quatro perguntas básicas e muito importantes.
Pergunta 01 – Quem somos? Resposta – Somos espíritos imortais criados por Deus e destinados a alcançar a perfeição. O modelo para nós de perfeição é Jesus Cristo. A encarnação, ou seja, a existência física, faz parte desse processo.
Pergunta 02 – De onde viemos? Resposta – Viemos, através da reencarnação, do mundo espiritual, que você pode chamar também de dimensão espiritual ou espiritualidade, adquirindo um novo corpo e nova personalidade, para dar continuidade ao nosso progresso intelectual e moral.
Pergunta 03 – Por que estamos aqui? Resposta – Porque aqui na Terra, na dimensão material da vida, passamos pelas provas e expiações necessárias ao nosso progresso, aprendendo, acima de tudo, a amarmo-nos uns aos outros.
Pergunta 04 – Para onde vamos? Resposta – Voltamos para o mundo espiritual, pois o corpo morre, mas o espírito sobrevive, mantendo sua individualidade, levando suas conquistas e o que ainda precisa melhorar em si mesmo.
Como você pode perceber, com o Espiritismo temos respostas claras, objetivas, lógicas e racionais para o existir humano, desmistificando a morte, que não é o fim de tudo, pelo contrário, pois a chave para o entendimento é a nossa imortalidade. O corpo físico morre, com seus elementos retornando à natureza, mas eu, o ser pensante, continuo vivo, mantendo minha individualidade, meus pensamentos, meus afetos (e desafetos).
Bom lembrar que no mundo espiritual não vamos ficar parados, esperando a próxima encarnação. Não, nada disso. Vamos também estudar, aprender, trabalhar, ganhar novas experiências, só que sem o peso do corpo físico, e das situações muito materiais da existência terrena.
Não tenha medo da morte. Ela é a única fatalidade da nossa vida. Então, viva o melhor possível, semeando o bem, e seu retorno ao mundo espiritual será feito em paz e felicidade.