Search
terça-feira 26 novembro 2024
  • :
  • :

Coluna Espírita – Em Defesa da Vida: Exemplos de Vida

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Você sabia que muitas pessoas têm tudo para desistir da vida, mas fazem exatamente o contrário? Possuem o corpo deformado, enfrentam enfermidade incurável, estão largadas no mundo, amargam ilusões, vivem crises financeiras, enfim, têm uma vida difícil, muito difícil, e em nenhum momento pensam em desistir de viver. São verdadeiros exemplos de coragem, de perseverança e fé em si mesmas e num poder maior, doador da vida.
Uma dessas pessoas é o físico Stephen Hawking. Aos 21 anos, descobriu que era portador de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que mata as células nervosas responsáveis pelo controle da musculatura. Na previsão dos médicos, ele teria alguns meses de vida. Como a doença não se desenvolveu tão rapidamente, ele apostou na vida, viveu, 76 anos, teve três filhos e três netos, e acumulou uma série de prêmios internacionais pelas suas descobertas científicas, além de ser um autor consagrado com milhões de livros vendidos. E ele afirmou: “Não importa quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar. Enquanto há vida, há esperança”.
Outro exemplo notável é Jerônimo Mendonça. Aos 17 anos, quando se revelou um bom jogador de futebol, começou a sentir os sintomas da doença que acabaria por imobilizá-lo, a artrite reumatoide. Aos 19 começou a usar muletas e, sem encontrar uma cura na medicina, parou de trabalhar. Então, ele foi gradativamente a uma cadeira de rodas e depois a uma cama ortopédica. Somando-se a isto tudo, ele teve perda gradativa da visão e problemas cardíacos. Apesar das grandes dificuldades, ele sempre mantinha o bom ânimo e dava conselhos a milhares de pessoas que o procuravam para pedir aconselhamentos. Ele viajou o Brasil inteiro fazendo palestras e fundando centros espíritas e instituições beneficentes, graças a um leito anatômico projetado para ele.
Diante desses exemplos, entre tantos outros, desistir da vida será sinônimo de covardia moral. Então, não desista, procure ser útil, sabendo que Deus, como Pai bondoso e amoroso que é, estará lhe amparando.