• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Na vida humana passamos por muitas dificuldades e problemas, mas com o Espiritismo aprendemos que nada acontece por acaso e que tudo, tudo mesmo, tem sua razão de ser, tem sua causa justa nos desígnios de Deus. E Allan Kardec nos oferta preciso estudo sobre este tema no capítulo 5 de O Evangelho Segundo o Espiritismo, lembrando que existem duas causas principais para os nossos sofrimentos. A primeira causa está ligada às nossas ações em vidas passadas, nem sempre no bem, e que acarretaram o mal a outras pessoas. A segunda causa está na vida atual, pois muitas vezes sofremos por causa do nosso egoísmo e orgulho, por causa da nossa imprevidência.
Como podemos perceber, nem tudo está escrito. Se assim fosse não seríamos dotados do livre-arbítrio, ou seja, da liberdade de escolha, de decidir. Como não somos robôs previamente programados, temos então que arcar com as consequências do que fazemos. Por esse motivo Jesus, nosso Mestre, nos disse que, perante a lei divina, cada um recebe segundo as suas obras.
Mas, calma. Deus não é apenas justo. É também bondoso e misericordioso. Por isso designou para cada filho, um outro, superior moralmente e espiritualmente, para protegê-lo. É o chamado Anjo da Guarda, que todos possuímos, que só quer o nosso bem, e tudo faz para nos proteger. E ainda recebemos o auxílio de outros benfeitores espirituais, que muito nos amam e procuram fortalecer nossa fé, nossa paciência e nossa perseverança.
E lembremos que temos o amparo das lições do Evangelho, esclarecidas e aprofundadas pela Doutrina Espírita, lições essas que devemos sempre estudar e nos esforçar em colocar em prática, e que podem ser resumidas no “amai-vos uns aos outros”, e no fazer ao próximo somente o que gostaríamos que ele nos fizesse.
Diante de tudo isso, agradeça a Deus pela bênção da vida; agradeça pelas benditas oportunidades de aprendizado; agradeça pela reencarnação, possibilitando a continuidade do seu progresso intelectual e moral.
Tudo passa nesta vida, menos a presença de Deus conosco. Enxugue suas lágrimas na oração, fé na vida, e siga em frente.
Coluna Espírita – Em defesa da vida: Enxugue suas lágrimas
abr 29, 2023RedaçãoColuna Espírita (Agê)Comentários desativados em Coluna Espírita – Em defesa da vida: Enxugue suas lágrimasLike
Previous PostDireito Animal em foco - Restaurantes sem opções veganas podem perder clientes
Next PostGoverno confirma salário mínimo de R$ 1.320, que passa a valer a partir de 1º de maio