Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Coluna Espírita – Em defesa da vida: Cuidado com a Internet

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
A Internet com toda sua tecnologia, é uma conquista intelectual do ser humano que, em si, é neutra, não é um mal nem um bem, pois é mais um instrumento desenvolvido pelo ser humano e que depende exclusivamente dele mesmo promover benefícios ou malefícios. Como ainda estamos espíritos imperfeitos, ora pendendo para o bem, ora pendendo para o mal, encontramos na rede mundial de comunicação, através de aplicativos, programas, redes sociais, de tudo um pouco, cabendo ao ser humano utilizar a razão, o bom senso, o discernimento para separar o joio do trigo.
Quando não utilizamos nenhuma dessas ferramentas, acabamos sendo contaminados por publicações, ou postagens, que podem nos levar a situações degradantes, como é o caso de jogos (games) e sites que induzem ao suicídio. Ou a situação muito encontrada nas redes sociais, que são as fofocas, publicações sem fundamento e que causam verdadeiros terremotos na vida das pessoas.
Como nos deixamos contaminar por aquilo que não é bom, tornamo-nos, às vezes de forma automática, inconsciente, repetidores desse comportamento, postando ou replicando postagens com informações falsas, quando antes deveríamos pesquisar a origem da informação e sua realidade. Nesse caminho, muitas pessoas utilizam serviços da Internet para denegrir desafetos, ou para gastar horas e dias com postagens inúteis, que nada acrescentam ao patrimônio intelectual, moral e espiritual de si mesmo e dos outros.
Precisamos tomar cuidado com o que fazemos com a Internet, e como estamos orientando as crianças e os jovens na sua utilização. Muitos jovens consideram uma coisa boa criar vírus, fazer a invasão dos computadores alheios, quando sabemos que isso fere a ética, a moral e traz somente péssimas consequências.
O que você está fazendo com a Internet? Como tem utilizado as redes sociais? Que exemplos está dando para as novas gerações? Que orientações está dando para as crianças e jovens? Você é um dependente do smartphone? Pense seriamente sobre tudo isso, lembrando que a Internet é uma possibilidade maravilhosa de adiantar o progresso humano, mas se não tivermos os devidos cuidados, pode se tornar numa arma extremamente perigosa.