• Maroísa Baio – Limeira/SP
Nesses meses de isolamento social aconteceu algo que, como espíritas, jamais poderíamos imaginar: as casas espíritas, por determinações legais, de portas fechadas.
Num primeiro momento veio o receio de que, afastados das atividades espíritas, sobretudo a mediúnica, surgissem influências espirituais com as quais não conseguíssemos lidar sozinhos. Surgiu também um sentimento de tristeza por não estarmos juntos com nossos companheiros e amigos de ideal, trabalhadores e frequentadores. E os estudos, o atendimento espiritual, aos encarnados e desencarnados? Essas preocupações surgiram também de forma repentina para nós!
Todavia, ensinam os benfeitores espirituais que toda crise é oportunidade de renovação e, com ela, vem a esperança. O que igualmente não poderíamos esperar foi a possibilidade de estudar e orar utilizando as ferramentas da Internet! Essas oportunidades jamais haviam passado em nossa mente!
Convictos no poder do pensamento e na assistência dos benfeitores espirituais, descobrimos uma nova maneira de continuarmos unidos, de coração para coração, pensamento com pensamento. A confiança na assistência espiritual parece ter aumentado justamente pelos ensinamentos que o Espiritismo nos proporciona nesse sentido.
Mas, e os médiuns? Também aqui encontramos a oportunidade de exercitar o autocontrole, orando e vigiando. Claro que as influências espirituais continuam acontecendo mas, estamos aprendendo a lidar com elas de uma forma que não estávamos habituados, embora conhecendo sua eficácia.
Nas atividades mediúnicas habituais, exercidas na casa espírita, de alguma forma nos acomodávamos em relação à necessidade de nossa vigilância e no poder da prece, pois sabíamos que, à noite, os Espíritos que nos influenciavam iriam ser atendidos pelos benfeitores espirituais. Agora não temos essa possibilidade na forma presencial. Mais uma lição para colocarmos em prática!
Embora materialmente a casa espírita esteja fechada, virtualmente suas portas se abriram a muito mais pessoas, em alguns casos distantes de nós fisicamente e, em outros, sem a possibilidade de se locomoverem até a casa espírita! Unidos nessa nova modalidade estamos aprendendo a estudar, orar e vibrar por todos, encarnados e desencarnados!
Quanto a divulgação do Espiritismo está crescendo com esses encontros virtuais, não podemos imaginar, não é mesmo?
Por tudo isso, reforçamos: quantas e quantas oportunidades de aprendizado esse isolamento social nos tem proporcionado como espíritas! É como se disséssemos uns aos outros: como é que nunca pensamos nisso antes?!?!?
Quando retornarmos às atividades presenciais sentiremos saudades de nossos encontros virtuais! Que o Senhor nos conceda sempre mais e mais oportunidades de aprender e demonstrar nosso afeto uns pelos outros, incentivando-nos e encorajando-nos mutuamente, esperançosos de dias melhores para todos, mas com a certeza de que juntos igualmente crescemos!
Nota: Texto de Maroísa Baio, extraído do informativo “O Girassol”, edição de junho de 2020.