• Ricardo Baesso de Oliveira – Juiz de Fora/MG
Allan Kardec define paixão como o excesso de um sentimento ou de uma necessidade. Tal definição foi apresentada pelo codificador no comentário ao item 908 de O Livro dos Espíritos:
Todas as paixões têm seu princípio num sentimento, ou numa necessidade natural. O princípio das paixões não é, assim, um mal, pois que assenta numa das condições providenciais da nossa existência. A paixão propriamente dita é a exageração de uma necessidade ou de um sentimento. Está no excesso e não na causa e este excesso se torna um mal, quando tem como consequência um mal qualquer.
Algumas lições podemos extrair do pensamento de Kardec:
1- A paixão está sempre no exagero, no excesso de condições que são naturais em nossa vida, como apreciar algo, gostar de alguém, depender de coisas que são fundamentais à nossa sobrevivência.
2- Em si mesma, a paixão não é um mal, mas pode tornar-se um mal quando traz algum tipo de dano (seja material, emocional ou espiritual) para o próprio indivíduo ou para outras pessoas.
3- Pode-se admitir boas paixões, que podem levar o homem à realização de grandes coisas, mas uma paixão só será genuinamente boa se apenas produzir o bem. Se o excesso de um sentimento produzir boas coisas de um lado, mas como efeito colateral, coisas más, de outro, não faz sentido considerá-lo como bom em si mesmo.
4- Didaticamente, as paixões podem estar relacionadas a sentimentos ou necessidades.
5- Paixões como excesso de sentimentos: a paixão pelo futebol, pelo carteado, pela política partidária, pela religião, por parceiros, filhos etc.
6- Paixões como excesso de necessidades: gula, dependências químicas, sexolatria, vaidade extremada, fixação no poder etc.
Dentre todas as consequências daninhas das paixões se destaca uma: o sequestro da consciência. O apaixonado perde a capacidade de ajuizar logicamente, de avaliar as coisas de forma racional, de pensar com lucidez. Assim, não identifica em si mesmo atitudes gravemente equivocadas, que são óbvias para todo o mundo, mas que o pensamento perturbado, pelo excesso do qual foi vitimado, impede que sejam identificadas.
No combate às más paixões, seguindo o pensamento de Kardec, podemos sugerir:
1- Identificação com um grupo de pessoas onde se cultiva a verdade, se preza a justiça e se busca a solidariedade:
Nessas reuniões homogêneas e simpáticas haure novas forças morais; poder-se-ia dizer que aí recupera as perdas fluídicas perdidas diariamente pela irradiação do pensamento, como recupera pelos alimentos as perdas do corpo material. R. E. de dezembro de 1864.
2- Oração sincera:
A prece é o orvalho divino que suaviza o calor das paixões. ESE. Cap. 27, item 23.
3- Sintonia com os bons Espíritos
Pode o homem achar nos Espíritos eficaz assistência para triunfar de suas paixões?
“Se o pedir a Deus e ao seu bom gênio, com sinceridade, os bons Espíritos lhe virão certamente em auxílio, porquanto é essa a missão deles.” – OLE – item 910.
4- Estudo permanente da Doutrina espírita
[Um rapaz] que se iniciou no Espiritismo há apenas dois meses, captou o seu alcance com tal rapidez que, sem nada ter visto, o aceitou em todas as suas consequências morais […]; ideias, hauridas num estudo sério do Espiritismo produziram em seu cérebro uma súbita revolução; pareceu-lhe que um véu foi retirado de seus olhos; a vida se lhe apresentou sob outra face. O Poder da Vontade sobre as Paixões – R. E. de julho 1863.
5- Autocontrole, como instrumento da vontade.
Compreende a sua natureza espiritual aquele que as procura reprimir [as paixões]. Vencê-las é, para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria. OLE, item 911.