Search
sábado 25 janeiro 2025
  • :
  • :

Coluna Espírita – A Prevenção das Drogas na infância

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Estamos assistindo na sociedade brasileira um aumento vertiginoso de crianças envolvidas com o tráfico e consumo de drogas, sendo uma cena comum nos grandes centros urbanos de nosso País encontrarmos zonas de drogadição, as chamadas cracolândias, onde o número de crianças se faz um verdadeiro escândalo. Abandonadas, oriundas, em sua maioria, de núcleos de pobreza, cedo se locomovem pelas ruas, tendo na droga uma espécie de válvula de escape a tanto sofrimento a que se expõem. O que fazer? Já sabemos, pela experiência, que não basta a ação da segurança pública, da polícia, pois outros agentes sociais precisam se envolver na questão com ações eficazes, como é o caso da ação voluntária espírita, seja individual ou de uma instituição.
Entre essas ações nada melhor que aquelas preventivas, o que só pode acontecer através de um projeto educacional elaborado e aplicado continuamente. Podemos, por exemplo, orientar os pais e os futuros pais, e também os avós, sobre a educação dos filhos e dos netos na formação do senso moral dos mesmos e os malefícios das drogas, tanto do ponto de vista orgânico quanto psíquico.
Igualmente podemos ampliar o serviço da evangelização espírita infantil no âmbito do Centro Espírita, da máxima importância para a boa formação das novas gerações. Também na instituição espírita incluir o tema nas palestras públicas e nos grupos de estudo, alertando e conscientizando.
Encontramos igualmente várias instituições espíritas espalhadas pelo Brasil realizando, em parceria, projetos como o Reforço Escolar, o Jovem Aprendiz, entre outros, onde crianças e adolescentes são atendidas no contraturno escolar, quando recebem também orientação de ordem moral.
Visitas regulares a escolas para palestras, contação de histórias e apresentações teatrais também podem ser desenvolvidos, sem a preocupação explícita de passar os princípios espíritas, e sim com o objetivo de formar o homem de bem, de desenvolver o senso moral dos Espíritos que reencarnam e solicitam de nós uma boa educação para não caírem em tentação.