Search
domingo 22 dezembro 2024
  • :
  • :

Coluna Espírita – A pandemia chegou. Seria este o momento certo?

• Gerson Sestini
Se pensamos em termos tecnológicos, na era em que ela domina a humanidade, veremos que a pandemia chegou no momento certo, ou um tanto antecipado, devido aos dirigentes das nações, alguns deles contrários à evolução da humanidade, impedindo-a para que atinja as benesses de uma vida mais produtiva e feliz, tanto no aspecto material como no espiritual.
Em meio às desordens provocadas por esta pandemia, focalizemos seu lado bom.
Do ponto de vista espírita, a primeira coisa que nos ocorre é que, além de outras causas, configura-se também como uma advertência à humanidade.
As religiões estavam sendo esquecidas por contingente da humanidade voltando-se quase que exclusivamente à materialidade. Os adeptos fiéis, impedidos de se agruparem tiveram que encontrar outros meios de se relacionar e fazer seus cultos, graças à Internet tornou possível se comunicarem, embora, muitos deles, distanciados de seus suntuosos templos…
Voltando-nos aos tempos apostólicos, vemos nas cartas de Paulo, além de seus ensinamentos e conselhos, que elas promoviam também a reunião e a confraternização das igrejas que se espalhavam pelo Mediterrâneo, todo ele ocupado pelo Império Romano.
Os séculos se passaram. O Consolador Prometido chegou-nos com a Boa Nova, trazida pelo Espírito da Verdade…
Nós espíritas, seguindo o preceito de instruirmo-nos para aumentar nossos conhecimentos, não perdemos tempo: mesmo antes de a pandemia iniciar-se já tínhamos nossos encontros virtuais, confraternizando-nos, com as palestras de vídeo ao vivo; aulas dos grupos que continuaram a existir, as videoconferências, reuniões virtuais de preces e vibrações no atendimento aos doentes… homenagens nas datas festivas…
As comunidades espíritas se aproximaram mais minorando a sensação da ausência física nas atividades que reúnem os trabalhadores junto ao Evangelho de Jesus.
Que Deus na sua infinita misericórdia possa socorrer a todos os que foram acometidos por essa prova, e para aqueles que partiram desta vida, a certeza de que ninguém morre, recebidos com alegria por familiares e amigos por terem cumprido seu tempo na Terra.
Que a Espiritualidade envolva cada elemento dos grupos virtuais destinados ao bem e ao amor ao próximo, onde quer que se encontrem.