Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

Coluna do Crisante

Primavera: estação das flores
Hoje o assunto em pauta é a queimada em nosso país, com ênfase à Amazona. Nosso país possui um clima maravilhoso, as quatro estações é de dar inveja ao mundo.
Temos mais que agradecer a mãe Natureza por essa dádiva, e por outro lado conscientizarmos da beleza que temos e precisamos de cuidar com maior carinho a nossa biodiversidade. Vamos agradecer a Estação que está chegando: a PRIMAVERA.

O cantor e compositor Tim Maia, com muita propriedade, cantou e encantou deixando a sua marca registrada . Interpretou canções que os mais velhos e até mesmo os mais jovens curtem e que estão gravados na memória de cada um: “É Primavera (te amo). Guardo está rosa…(Para te dar) Guardo está rosa (Para te dar) Meu amor “. A música de Tim está presente em filmes exaltando as estações, em trilhas sonoras exaltando a Primavera: “Quando setembro chegar…”, e tantas lembranças maravilhosas.
A Primavera é seduzida pela beleza da estação das flores. Nesta época, as cores formam paisagens admiráveis onde os fluxos de Deus são perfeitos, pois não tem como competir, não há emendas e somente existem linhas sensíveis da criação. Para os artistas, é fonte de inspiração para criar suas obras primas.
Este é um momento divino onde o verde é mais verde e o azul mais azul, onde se vê a presença sublime da flor, no cair da gota de orvalho, que na aragem da brisa se sente o cheiro que vem da mata, com o canto da passarada no crepúsculo do entardecer. Num cenário em que as ondas lavam as praias com a luz clara do luar, com as árvores que alimentam a atmosfera e os brotos anunciam a chegada da “Primavera”.
Vamos reverenciar às belezas naturais e a nossa biodiversidade. Sonhando com um novo amanhecer. Vamos exaltar os quatro elementos da natureza essências para a nossa sobrevivência. Natureza e poesia estão de mãos dadas. Para os poetas é química perfeita, eles se inspiram para contemplar a Mãe Natura e agradecer por tudo que ela nos oferece. Quero deixar duas estrofes em homenagem à Primavera:

OUVI O ENTOAR, UM CANTO DE EUFORIA
DO POETA E DO SABIÁ
ANUNCIANDO A PRIMAVERA
NO RAIAR DE UM NOVO DIA
X=X=X=X=
VERDE QUE EU QUERO VER DE NOVO
JARDINS FLORIDOS NAS PRAÇAS DO POVO
E VER A FAUNA E A FLORA TODA BELA
COM OS MINERAIS FAZENDO UMA AQUARELA