Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

Coluna de Cinema – Os melhores filmes de 2020

Lembrando que estão presentes apenas filmes que tive a oportunidade de assistir, sempre existindo a possibilidade de que outras obras menos acessíveis tenham, infelizmente, ficado de fora.
10º – Resgate
Estreando na direção, o ex-dublê Sam Hargrave faz questão de mostrar conhecimento em ação desenfreada e, com a ajuda do ator Chris Hemsworth, surpreende com um dos melhores filmes do ano no gênero. Disponível na Netflix.
9º – Destacamento Blood
O diretor Spike Lee sempre traz um discurso poderoso em suas obras. Não sendo diferente aqui, consegue revisitar a tão explorada trama de guerra do Vietnã mesmo em tempos atuais, mostrando veteranos em busca do passado. Disponível na Netflix.
8º – A Vastidão da Noite
Com uma produção super contida, o independente filme de suspense e ficção científica nos leva a uma noite dos anos 1950 em que pessoas normais detectam estranhos sinais de rádio e prendem nossa atenção em sua trama. Disponível no Amazon Prime Video.
7º – Tenet
Christopher Nolan dispensa apresentações. Sendo sempre muito inventivo, Tenet nos apresenta o conceito de viagem no tempo mais inovador dos últimos tempos. Apesar de um roteiro inferior comparado à outras obras do diretor, a criatividade e ação compensam a experiência.
6º – Palm Springs
A maior surpresa de 2020. Uma comédia que, aparentemente, tem todos os elementos que estamos cansados de ver, surpreendendo, porém, na qualidade e inteligência que desenvolve sua trama.
5º – Soul
Pixar em sua essência. Abordando a temática da vida, muito acima da própria morte, a animação é delicada e inspiradora, com uma ótima mensagem e técnica apuradíssima. Disponível na Disney Plus.
4º – O Homem Invisível
Sustentando o topo do pódio por boa parte do ano, O Homem Invisível demorou a perder seu posto. Com uma roupagem moderna e um tema super atual, o filme bate de frente com a questão de relacionamento abusivo e cresce justamente com essa aposta, tornando-se não só uma ótima produção, como uma obra de real relevância. Disponível no Telecine Play.
3º – Mank
Depois de sua estreia desastrada na indústria, o diretor David Fincher nunca errou. Em Mank, vemos uma aula de cinema e de História filmada de forma excepcional, com uma fotografia exuberante. Uma pena que o filme dependa de bastante bagagem pré-existente para um melhor aproveitamento do roteiro. Ainda assim, mereceu a medalha de bronze. Disponível na Netflix.
2º – Os 7 de Chicago
Diálogos sempre foram o forte de Aaron Sorkin, famoso roteirista que, agora também dirigindo, consegue transformar esse marco real dos EUA em um filme poderoso, com cenas marcantes e história cativante. Disponível na Netflix.
1º – O Som do Silêncio
Me guardando o direito do trocadilho, O Som do Silêncio chegou sem fazer barulho e, vindo de um cenário totalmente independente, apresentou um drama forte, unindo ótimas atuações a um roteiro realista e técnicas sonoras que se comunicam perfeitamente com a temática. Um filme intimista que desperta muitas sensações no público, conquistando, assim, o posto de melhor de 2020!

Por Giuseppe Turchetti