Você é um advogado com excelente conhecimento técnico que, para ganhar destaque no mundo dos negócios, escolheu um nicho de atuação. Cursou pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado… Apresenta-se orgulhosamente como “especialista em Direito Penal”, “especialista em Direito Previdenciário”, ou até mesmo como “especialista em divórcio litigioso”, que é um espectro ainda mais fechado.
Do ponto de vista acadêmico, está tudo certo. Afinal, se você tem especialização, nada mais justo do que ser considerado um profissional especializado. Mas do ponto de vista da Comunicação… Infelizmente pode estar tudo errado!
Se você quer ser um advogado de destaque, bem posicionado no mercado e bem-sucedido, anote esta orientação: você precisa de muito mais do que escolher um nicho de atuação.
Além de escolher o nicho, você precisará entender qual é o seu mercado alvo, que é aquele grupo de pessoas, com características semelhantes, para as quais o seus produtos e serviços podem ser úteis. Por exemplo: enquanto o seu nicho é o de crimes enquadrados na Lei de Drogas, o seu mercado alvo podem ser casais ricos da região sudeste do Brasil cujos filhos foram presos por tráfico, assim como podem ser jovens pretos da periferia que foram enquadrados na Lei de Drogas injustamente, por conta de racismo da polícia.
Percebe como cada um desses mercados exige uma postura diferente em termos de comunicação da sua marca?
Especialização é uma das mais importantes estratégias de gerenciamento de marca pessoal!
Além identificar seu mercado alvo, é preciso também analisar se ele está de acordo com os seus objetivos de renda, além de realizar uma categorização “A, B e C” desses clientes, em que A é o cliente ideal, B é aquele que não é ideal mas vale a pena manter e C é aquele que te dá mais gastos ou estresse do que você precisa aguentar.
A sua comunicação deve ser assertiva para atrair clientes A e repelir clientes C.
A má notícia é que o caminho da especialização, como você pode ver, é muito mais complexo do que apenas escolher um nicho de atuação. Mas a boa notícia é que jornadas desafiadoras nos levam a resultados extraordinários!
E com o acompanhamento profissional correto, não há o que temer.
Ninguém segura um advogado com uma marca pessoal forte!
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Por Cris Veronez, diretora executiva da Verô Comunicação, consultora e assessora de comunicação para advogados. contatoverocomunicacao@gmail.com