O artigo desta semana carrega uma notícia boa e uma ruim.
A ruim é que, como se pode notar, o mercado da advocacia está bem concorrido.
A OAB divulgou recentemente que o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Temos um advogado para cada 164 brasileiros residentes no país (ou 1,3 milhão de advogados no total).
A título de comparação, o site da Ordem faz uma comparação com a nossa vizinha Argentina. Lá, a proporção é de 1 advogado para cada 365 pessoas!
Já no Reino Unido, há 1 advogado para cada 471 habitantes.
Muita diferença, não é?
Mas a boa notícia é que você tem, sim, chances de se destacar nesta multidão de 1,3 milhões de advogados aqui do Brasil!
O primeiro passo para isso acontecer é você começar a se enxergar como uma marca.] Marcas não têm a ver exclusivamente com empresas e produtos, como é comum que se imagine.
Marca é aquilo que você deixa quando passa. É tudo aquilo que te diferencia do outro.
A sua marca pessoal e/ou corporativa é construída dia após dia, independentemente da sua vontade.
E cabe a você escolher cuidar dela de maneira estratégica e alinhada aos seus objetivos pessoais e profissionais.
Quando você entende isso, a concorrência deixa de ser assustadora.
O seu objetivo deixa de ser “atropelar o concorrente” e passa a ser olhar para si, entender o seu diferencial e comunicá-lo de forma eficaz!
Esse processo é interessante, imersivo, complexo e muito bonito.
Agora, fica a pergunta: a forma como os seus clientes te enxergam está de acordo com quem você realmente é?
PS: Tenho adorado as trocas com os leitores através do meu e-mail corporativo. Continuem enviando!