Como advogado, você provavelmente já sabe a importância de uma boa reputação na construção de uma carreira de sucesso. No entanto, muitos advogados não costumam investir tempo nem dinheiro em uma coisa que é essencial para que se tenha uma marca forte na advocacia: o autoconhecimento.
E isso não é papo de autoajuda!
Vou te propor um exercício prático. Se eu te perguntar qual é a sua missão de vida e de trabalho, seus principais valores, sua visão para o próximo ano e para os próximos 5 anos, você consegue me responder sem pensar muito?
Você tem essas informações documentadas em algum lugar? Você as revisita com periodicidade, para fazer os ajustes necessários?
É bem provável que sua resposta seja não.
Mas essa reflexão é fundamental para a construção de uma marca forte e autêntica. Se você não sabe quem é, o que quer e o que valoriza, fica difícil comunicar isso para o seu público-alvo e estabelecer uma conexão verdadeira com ele.
Se a sua missão profissional é oferecer soluções jurídicas inovadoras e ágeis para seus clientes, sua comunicação deve ser direcionada a esses atributos, e não a uma imagem tradicional e conservadora da advocacia, por exemplo.
Se os seus valores são a ética e a transparência, todos os seus pontos de contato com o seu público-alvo devem refletir esses princípios.
Quando pensamos em gerenciamento de marca pessoal, é importante visualizar o seguinte: uma marca pessoal tem três camadas: a identidade, a imagem e a reputação. Se deixamos de gerenciar alguma dessas camadas, a marca fica fraca, fica frouxa, fica frágil.
Esse, inclusive, é um dos motivos pelos quais grandes investimentos de comunicação não tem retorno.
Porque houve um foco excessivo na imagem e as outras camadas ficaram abandonadas.
A construção de uma marca pessoal forte na advocacia não é um processo rápido ou fácil. É preciso investir tempo e esforço para entender a sua identidade, mapear seus valores e estabelecer sua presença online e offline.
Quando você está seguro e alinhado com sua identidade e valores, sua comunicação se torna mais autêntica e persuasiva, e você pode construir uma marca pessoal forte e consistente – o que vai lhe possibilitar atrair mais clientes e parceiros, aumentar seus honorários e atingir mais facilmente seus objetivos profissionais.
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Por Cris Veronez, diretora executiva da Verô Comunicação, consultora e assessora de comunicação para advogados. contatoverocomunicacao@gmail.com