Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Coleta seletiva atinge 1.321 toneladas no primeiro semestre

Balanço da Secretaria de Serviços Públicos indica o recolhimento de 1.321 toneladas de material reciclável em Taubaté no primeiro semestre de 2019. O número supera o total do mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 1.319 toneladas.

A coleta seletiva foi implantada em Taubaté em junho de 2017. Desde o início das atividades até junho deste ano, 5.506 toneladas de recicláveis deixaram de ser descartadas no lixo.

O desafio é consolidar o recolhimento dos recicláveis e buscar a redução do lixo destinado aos aterros. A produção diária da coleta domiciliar entre janeiro e junho deste ano atingiu uma média de 223,36 toneladas. Já a média diária da coleta seletiva chega a 8,64 toneladas.

Para isto, a Prefeitura de Taubaté desenvolve atividades intersecretarias que buscam reduzir o desperdício, estimular a conscientização ambiental e a destinação correta dos resíduos.

Alguns exemplos são: divulgação porta a porta, participação em eventos, palestras, educação ambiental nas escolas, programa “selo verde”, revitalização de pontos de lixo, coleta seletiva em festas do município e campanhas nas redes sociais.

Entre as ações mais recentes, prefeitura e TV Vanguarda lançaram este mês o projeto Vanguarda Demais (Desafio Escolar Meio Ambiente Ideal e Sustentável), com o objetivo de colaborar na conscientização da população e dos jovens estudantes, promovendo a educação ambiental e o apoio às cooperativas por meio da coleta de recicláveis.
Ao todo, cerca de 19.000 estudantes irão participar do desafio de coletar garrafas pet e outros materiais plásticos, retirando das ruas, matas, córregos e bocas de lobo o material descartado de forma irregular. Além dos benefícios ambientais, o projeto também deve colaborar com a redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A prefeitura também mantém uma parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para educação ambiental.