Search
sábado 11 janeiro 2025
  • :
  • :

CMDCA Taubaté promove fórum contra o trabalho infantil e de incentivo a lei do aprendiz nesta terça-feira

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Taubaté realiza nesta terça-feira, dia 26, o Fórum de Combate ao Trabalho Infantil e Aplicação da Lei de Aprendizagem. O evento será no Departamento de Ciências Jurídicas da Unitau, das 8h30 às 12h. Na oportunidade, integrantes dos programas de aprendizagem desenvolvidos por entidades do município estarão apresentando relatos das experiências junto ao mercado de trabalho. Instituições como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Serviço de Amparo e Promoção (SOAPRO), o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC), a Guarda Mirim/Associação de Amparo ao Jovem Aprendiz (AAJA) e a Rede de Assistência Socioeducacional Cristã (RASC) irão colocar a disposição da comunidade informações e material sobre os serviços que desenvolvem junto ao público infanto-juvenil, voltados a orientação e qualificação profissional.
O presidente do CMDCA Taubaté, Higor Cauê de Souza Oliveira, argumenta que o objetivo do encontro é sensibilizar a sociedade, em especial empresários e poder público sobre os benefícios econômicos e sociais que a contratação de aprendizes pode gerar para a comunidade taubateana. “O comércio e a indústria precisam dar oportunidade para nossos aprendizes, bem como o poder público, que também pode contratar os mesmos para os mais diversos setores da municipalidade. Essa iniciativa pode transformar vidas”.
Uma dinâmica será promovida com o público durante o evento, com a finalidade de identificar a visão do jovem sobre o mercado de trabalho atual e os anseios em relação a carreira futura. “Temos que entender as necessidades dos adolescentes e jovens em relação ao futuro profissional e permitir que tenham acesso a ações afirmativas que contribuam no seu desenvolvimento, evitando que sejam absorvidos por atividades degradantes e ilícitas, pela informalidade e que sejam explorados nesses ambientes como mão-de-obra farta e barata”, enfatiza o presidente do CMDCA.
Programação 8h30 – Credenciamento e apresentação cultural da Banda de Música do Projeto Esperança São Pedro Apóstolo 9h00 Abertura – composição da mesa e fala das autoridades 9h15 – Relatos das experiências dos representantes e aprendizes das entidades promotoras da qualificação profissional no município; – Aplicação da dinâmica com os adolescentes e jovens participantes do evento; – Apresentação dos resultados das temáticas abordadas na dinâmica por 1 adolescente escolhido previamente por cada entidade – Encerramento.