O Projeto Clareira na Mata entregou, nesta semana, às escolas municipais de Caçapava, atividades de educação ambiental para serem usadas de maneira emergencial (durante o período de pandemia) entre os alunos de 1º ao 5º ano. O objetivo é continuar, mesmo que de forma remota, os trabalhos desenvolvidos pelo projeto, estimulando nas crianças a consciência ecológica e o senso de preservação.
Neste ano, o Clareira propôs inicialmente três temas para os trabalhos dos professores com os alunos: Animais domésticos de estimação e guarda responsável; Fruta no pé, no quintal de casa e Passarinhar.
O primeiro, sobre os animais domésticos, tem por objetivo ensinar a tutela responsável para as crianças, explicando que a adoção consciente e a responsabilidade com o animal adotado também refletem em equilíbrio para o meio ambiente. O animal solto nas ruas prejudica a limpeza urbana e propaga doenças. Outra questão a ser abordada é mostrar que os maus-tratos de animais são crimes previstos em lei com penas de punição e detenção.
Na proposta Fruta no pé no quintal de casa, a ideia é incentivar as crianças a plantarem frutíferas no quintal de casa ou em vasos e entenderem a importância dessas plantas e árvores para a alimentação humana, para a saúde e para a atração de pássaros, borboletas e abelhas.
Alinhada a essa proposta está o tema Passarinhar, que tem por objetivo estimular entre as crianças a observação de aves pelas janelas ou do quintal da própria casa.
A intenção é despertar nos alunos a curiosidade e a pesquisa científica sobre esses seres (principalmente pela observação), entendendo seus hábitos alimentares, identificando suas características e a importância que têm para o meio ambiente.
Todas as atividades são pensadas de forma a serem desenvolvidas pelos alunos, remotamente, com a orientação dos professores. No ano passado, o plano emergencial trabalhou os temas: Hortinha de Pet, Minhocário, Terrário, Poluição do Solo, Preservação e Poluição da Água, Queimada, Aproveitamento dos Alimentos e Reciclando – Construção de brinquedos e instrumentos.
Educação Ambiental Clareira na Mata
O projeto Clareira na Mata é desenvolvido pela Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em cooperação com a SIC Shimane Internacional Center e com a Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil (JICA). Ele foi implantado no município em 2014 em duas escolas piloto e, em 2018, passou a ser desenvolvido em todas as escolas do Ensino Fundamental I da rede municipal.
Por meio do projeto, foi desenvolvido um currículo de ensino ambiental que é trabalhado com os alunos do Fundamental I, ampliando a formação deles com relação ao tema e estimulando o respeito e a proteção ao meio ambiente. O objetivo é que o comportamento e os hábitos de preservação dos alunos se estenda também aos familiares e população em geral.