Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Cinemark estreia hoje “João o Maestro”

LC Barreto lança “João, o Maestro”, longa-metragem sobre a história de superação de João Carlos Martins, com direção de Mauro Lima. Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo e Davi Campolongo se revezam no papel do músico. Caco Ciocler, Alinne Moraes e Fernanda Nobre completam elenco.
Chega hoje as telas do cinema o longa-metragem “João, o Maestro”, a história de superação e paixão pela música de João Carlos Martins agora vira filme, com direção de Mauro Lima. Um dos maiores pianistas do mundo, o brasileiro João Carlos Martins foi um dos poucos músicos a gravar a obra completa de Bach. Nascido em São Paulo, em 1940, o artista começou a estudar piano aos oito anos e iniciou a carreira profissional aos treze. Estreou no Carnegie Hall, em Nova Iorque, aos 20 anos e todas as suas apresentações tiveram ingressos esgotados.
Por conta de diversos problemas de saúde foi obrigado a deixar de lado a carreira de pianista, definitivamente, em 2002. É com inspiração nessa história que Mauro Lima escreveu o roteiro e dirigiu o projeto. “O filme foca na compulsão e na paixão do João Carlos pela música, pelo piano, e no quanto ele lutou para superar todas as dificuldades que teve pelo caminho”, comenta Mauro Lima. A produtora do longa, Paula Barreto, destaca a capacidade de João Carlos se reinventar. “O que mais me impressiona no João é como ele transforma uma tragédia em força para superação”, diz a produtora.
“Receber uma homenagem como essa, ainda vivo, é uma das maiores emoções da minha vida”, comenta o músico. Detalhes pouco conhecidos da vida do maestro como o primeiro concerto internacional, a relação com as mulheres, a compulsão e o perfeccionismo em relação à música serão retratadas no filme. “Eu confiei plenamente no Mauro para contar a minha história. Só compareci ao set para acompanhar as cenas que envolviam a música”, diz o maestro.
O filme traz Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo e Davi Campolongo como João Carlos Martins em fases distintas da vida. “Eu não acreditei quando fui escolhido para esse papel. O João na juventude era um monstro. A técnica que ele tinha no piano era impressionante!”, comenta Rodrigo Pandolfo, que faz o músico na juventude. Alexandre Nero interpreta um João Carlos mais maduro. “As pessoas aqui no Brasil não conhecem a história do João. É um prazer imenso poder contar isso. O João é um brasileiro que todo mundo precisa conhecer”, diz Alexandre Nero.
Fernanda Nobre é Sandra, personagem que representa a primeira mulheres de João Carlos Martins e Alinne Moraes é Carmen, atual esposa do músico. Caco Ciocler também integra o elenco e será José Kliass, o professor de piano de João Carlos Martins. Cerca de 100 profissionais atuaram na produção do filme.
Ao conversar com o Diário de Taubaté, muito descontraído, o maestro contou da emoção de ver um longa com sua história, e que esse filme é a Cereja do Bolo, “uma página na minha vida que viro com muito orgulho”,finaliza.