As cidades de Lavrinhas e Cruzeiro já receberam o projeto, nos dias 17 e 18 de junho, respectivamente.
Nesta semana, mais dois municípios serão contemplados com as ações do Cine Rural. Na sexta-feira, 23, será a vez de Areias, no bairro Sítio São José. No dia 24, sábado, o projeto chega ao Bairro dos Macacos, em Silveiras. Filmes curtas e médias-metragens com classificação livre serão apresentados para crianças, adolescentes e adultos, com apoio de uma Kombi. “O Cine Rural promove exibição fílmica na roça, em lugares onde é difícil o acesso a sétima arte”, explica o jornalista Mário Jéfferson Leite Mello, coordenador do projeto.
As atividades do Cine Rural estão sendo viabilizadas em cinco municípios da região do Vale Histórico (Lavrinhas, Cruzeiro, Areias, Silveiras e Queluz), por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, edital 44/2022. São promovidas pela Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade Taubaté, com produção da Caipira Filmes, Kilometrarte e Alfa Produções.
O sábado, 16 de junho, foi agitado no Bairro do Jacu, zona rural de Lavrinhas. A equipe do Cine Rural chegou cedinho ao Recinto de Exposições -onde se realiza o tradicional torneio leiteiro-, para instalar os equipamentos audiovisuais para exibição de filmes independentes à comunidade local.
Pouco a pouco o público chegou e ocupou os lugares disponíveis para a sessão matutina. Na tela, os filmes “As Aventuras de Guigo: João e Maria” (direção de Wladimir Pereira e Guilherme Martins) e “Plano Pelfeito” (dir.: Rodrigo Monteiro e Wesley Madona). Após o almoço ocorreram as exibições de “Jeca e o Rio Quadrado” (direção Luiz Claudio Daniel) e “O Mágico de Inox” (dir.: Dimas de Oliveira Júnior”). Durante o evento, também foram promovidas duas palestras e oficinas, sobre confecção de vídeo e criação de cineclube, pelo cineasta André Ferreira.
Já no domingo, 17 de junho, o Cine Rural foi realizado na Unidade de Saúde da Família do Bairro Várzea Alegre, em Cruzeiro. No período da manhã foi exibido o média-metragem “As Aventuras de Guigo – A Cigarra e a Formiga” (dir.: Wladimir Pereira e Guilherme Martins). No período da tarde, o público teve a oportunidade de assistir ao “Rancho Alegre: A Vida de Mazzaropi em Desenho Animado” (dir.: Rodrigo Ayres) e “O Pássaro Azul” (dir: Dimas de Oliveira Júnior).
PRÓXIMAS EDIÇÕES
JUNHO
Areias: 23/06 – sexta
Local: Sítio São José – Bairro Subquadra
Silveiras: 24/06 – sábado
Local: Bairro dos Macacos
JULHO
Queluz: 29 de julho – sábado
Local: Quadra do Bairro União
Programação Diária
09h- Palestra 1: Como se faz um bom vídeo
10h- Sessão infantil: coletânea de curtas-metragens dedicados à infância.
13h15- Palestra 2: Como montar um cineclube
14h- Sessão adulto, filmes com temática artístico-cultural
16h- Diálogo com produtores audiovisuais
16h30- Encerramento
Ficha técnica:
Proponente: Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade
Produção: Caipira Filmes, Kilometrarte, Alfa Produções
Patrocínio: Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC), Edital 44/2022 (Viva o Vale)
Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo / Governo do Estado de São Paulo