Search
quinta-feira 14 novembro 2024
  • :
  • :

Cidades da região recebem Circuito Sesc de Artes

Entre os dias 13 e 15 de abril, Guaratinguetá, Tremembé e Pindamonhangaba recebem a companhia argentina manoAmano, usando o humor com malabarismo, acrobacia, equilibrismo e outras habilidades do circo contemporâneo em uma linguagem urbana e atual em Kinematos. Com espetáculo todo construído em dramaturgia corporal, o grupo Cia. da Revista utiliza técnicas de palhaço, dança e mímica dramática para interagir e divertir a plateia, apresentando Cada Qual no Seu Barril. Em artes visuais, a artista Gloria Viana ensina a construir e customizar bonecas de pano, também conhecidas como bruxinhas, especialmente no Nordeste, na oficina Bruxinhas de Pano.
A décima edição do Circuito Sesc de Artes teve início no dia 6 de abril e vai até o dia 15 em nossa região. O evento circula por 120 cidades, que não possuem uma unidade da instituição, no interior, litoral e Grande São Paulo, com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a decima edição do Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, que acontecem de sexta a domingo, das 16h às 21h30.
Nessa iniciativa, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, “realiza uma programação que alcança cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do Sesc, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura”. Miranda enfatiza que “realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos”.
O Sesc São Paulo tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do Sesc em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em diversas cidades.

PROGRAMAÇÃO

Guaratinguetá| 13 de abril, sexta-feira

Av. Presidente Vargas – Vila Paraíba

Tremembé | 14 de abril, sábado

Praça Geraldo Costa – Estação Ferroviária, Centro

Pindamonhangaba | 15 de abril, domingo

Praça Padre João Faria de Fialho – Praça do Quartel – R. Dr. Mateus Romeiro, Centro

ATRAÇÕES

Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Artes Visuais

Bruxinhas de Pano (SP)

Glória Viana

Oficina para construção e customização de bonecos/as de pano, também conhecidas como bruxinhas, especialmente no Nordeste. A arte-educadora Glória Viana orienta o público na construção e customização das peças com canetinhas, cola, bordados e amarrações.

Literatura
Palavra + Imagem

Instituto Clio (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Cinema
Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Circo

Kinematos

manoAmano (ARG)

Um rapaz entediado e uma moça excêntrica desenvolvem um jogo de cena que parte de técnicas circenses aparentemente simples e vai até números muito exigentes, sempre com muita interação com o público. A companhia argentina usa o humor junto com malabarismo, acrobacia, equilibrismo e outras habilidades do circo contemporâneo em uma linguagem urbana e atual.

Teatro

Cada Qual no Seu Barril

Cia. da Revista (SP)

Influenciado pela linguagem de personagens dos desenhos animados e do cinema mudo, o espetáculo da companhia paulistana é todo construído em dramaturgia corporal, sem qualquer texto falado. Livremente inspirado no livro de Ruth Rocha “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no seu Barril”, o grupo utiliza técnicas de palhaço, dança e mímica dramática para interagir e divertir a plateia.

Dança

Mané Boneco

Grupo Zumb.boys (SP)

A companhia de dança se inspirou nos bonecos conhecidos como Mané Gostoso, muito presentes em feiras do Nordeste, feitos com madeira e com pernas e braços articulados com cordões. Assim, o corpo dos intérpretes ganha movimentos como se fossem articulados por corda e que são facilmente reconhecidos pelo público, que também é convidado a entrar na brincadeira e participar da dança.

Música

Emblues Beer Band (SP)
O grupo de Embu das Artes une a formação das tradicionais bandas de rua de Nova Orleans (EUA) com instrumentos não convencionais e a influência do jazz, blues, folk e da música regional brasileira. A banda é formada por Fa bio Ve io (trompete), Marcel Moreno (voz e viola o), Juan Jarandilha (voz e ukulele), Ivan Valle (contrabaixo) e Rafael Massi (washboard).